Pela primeira vez, o Brasil vai sediar uma edição do Knowledge Cities World Summit (12º KCWS)

Pela primeira vez, o Brasil vai sediar uma edição do Knowledge Cities World Summit (12º KCWS), evento internacional sobre cidades do conhecimento e sustentáveis, que ocorre em Florianópolis, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Hotel Sesc Cacupé. Será o momento do ano em que formuladores de políticas públicas, especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas vão se encontrar para debater como os centros inovadores podem crescer e se tornar modelos de desenvolvimento urbano baseados no conhecimento.

O tema desta edição será Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento e o objetivo é mostrar e discutir soluções para as cidades e suas regiões enfrentarem desafios como inclusão social, desigualdades econômicas e degradação ambiental. O encontro pretende propiciar a troca de experiências, o amadurecimento de iniciativas e contribuir para o avanço de discussões.

O KCWS, ou Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento, é uma reunião profissional independente e global promovida anualmente, desde 2008, pelo World Capital Institute (WCI). Nos anos anteriores, foi realizada no México, China, Austrália, Israel, Itália, Turquia, Estônia, Coreia do Sul, Viena, Peru e Espanha.

Público-Alvo

Entre o público alvo estão os representantes do setor público responsáveis pela proposição e implementação de políticas, além de interessados nas ferramentas da era do conhecimento para a construção de sociedades mais justas, inteligentes e sustentáveis.

É dirigido ainda a cientistas, professores e alunos de graduação e pós-graduação, empresários, arquitetos e profissionais da área da tecnologia e da construção civil, que tratam da sustentabilidade urbana com um viés ambiental e antropocêntrico (que tem o ser humano como principal referencial).

“Está voltado para a ´quádrupla hélice´, composta pelas universidades, governos, empresas e sociedade”, resume a presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques.

O 12º KCWS será realizado na capital catarinense, por iniciativa da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC. A Federação vem debatendo o tema “cidades” desde 2013, em parceria com o LabChis – Laboratório de Cidades mais Inteligentes e Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O Sistema Fecomércio SC Sesc | Senac tem agenda política e institucional voltada ao desenvolvimento de Santa Catarina, portanto precisamos jogar luz nos desafios emergentes das cidades. O KCWS será uma oportunidade para discutir soluções para o crescimento urbano inteligente, inovador e sustentável”, diz o presidente do Sistema Fecomércio SC | Sesc | Senac, Bruno Breithaupt. O Sebrae SC é co-realizador do evento.

Programação

Serão quatro dias de atividades intensas. Estão previstas palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas com assuntos como modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.

A programação prevê nove plenárias, conduzidas por mais de 25 especialistas de renome nacional e internacional e a entrega do Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City), no qual as cidades vencedoras serão homenageadas. No último dia, a plenária final será dedicada à elaboração de uma nova agenda para a era do conhecimento.

Confira a programação completa

Quarenta trabalhos acadêmicos selecionados serão apresentados. Estes artigos poderão compor um número especial do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD), periódico indexado às principais bases de dados internacionais, como Scopus, Emerging Sources Citarion Index e Academic OneFile. O evento também contará com apresentações culturais e tradução simultânea nas principais plenárias.

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn