Pequenos negócios investem na moda de alto valor agregado

Responsável por quase 6% do Produto Interno Bruto (PIB) gerado pela indústria de transformação brasileira, o segmento da moda tem atraído a atenção das micro e pequenas empresas. Em busca de maior participação nesse mercado onde são movimentados somente no Brasil mais de US$ 60 bilhões ao ano, os pequenos negócios –  aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – buscam ampliar seus resultados, recebendo apoio do Sebrae para serem inseridos na moda de alto valor agregado, como a que a São Paulo Fashion Week (SPFW) apresenta nesta semana.

“A moda brasileira já é referência no mundo e as oportunidades de negócios que ela oferece podem e devem ser aproveitadas pelas micro e pequenas empresas de confecção, design, joias e bijuterias, calçados, acessórios, entre outros”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Durante a SPFW, 18 pequenos negócios do segmento de moda de todo o país vão expor e comercializar diretamente seus produtos na loja Pop Up, um estande com objetos de design e itens de edição limitada, produzidos exclusivamente para o evento. Outros 60 empresários estão envolvidos em ações de formação e capacitação, como benchmarking e visitas técnicas.

O retorno é certo para os empresários que expõem na loja Pop Up. Além das vendas no local, a projeção que se consegue alavanca os negócios. Foi depois de expor na SPFW em 2012 que a marca catarinense de camisetas Liverpool caiu nas graças de famosos – atores, músicos e VJs da MTV –, e tem ganhado cada vez mais destaque nesse universo de tendências. Os sócios Tiago Durante e Rafael Lange comemoram.

“Tivemos uma ascensão de pelo menos 130% em relação a 2011”, revela Tiago. E completa: “a Liverpool também está presente em cerca de 150 pontos de venda pelo país, em lojas multimarcas”. Sempre por intermédio do Sebrae, é a terceira vez que a Liverpool leva seus produtos para um evento de moda de alto valor agregado. Nessa segunda-feira (18), a marca esteve na SPFW pela segunda vez consecutiva e já estiveram no Rio à Porter.

A empresária Gabriela Faraco também aumentou a saída de seus acessórios depois de participar da São Paulo Fashion Week. Seus brincos, colares, anéis e pulseiras fizeram sucesso e o volume de negócios cresceu 29% depois de expor os produtos na loja Pop Up em outubro de 2012. Este ano, ela espera ter um retorno ainda maior nos mais de 110 pontos de vendas em que está presente no Brasil e exterior.

A empresária Maitê Vasconcelos, dona da marca In Love Fashion Tees, vai expor neste ano pela segunda vez na Pop Up e espera repetir os bons resultados obtidos no ano passado. Com ateliê em Campos de Goytacazes (RJ), a marca é especializada em camisetas femininas e cada vez mais conquista novos públicos com a participação na SPFW e outros eventos da área de moda, como o Fashion Rio e Rio-à-Porter, com o apoio do Sebrae.

“No ano passado, além de termos realizado vendas fantásticas, conseguimos ampliar a visibilidade nacional da nossa marca com os contatos que fizemos durante o evento”, conta Maitê. Um dos efeitos da divulgação da marca para novos mercados, de acordo com ela, é o aumento das vendas e consultas pela internet, em linha com o perfil antenado da clientela da In Love. “Nossas clientes são pessoas que pesquisam moda e não apenas seguem as tendências, mas procuram ficar à frente delas”, diz Maitê, que hoje tem um grande número de compradores no Nordeste e em São Paulo.

Programação

Os empresários que não irão expor seus produtos vão cumprir agendas de benchmarking. A ideia é que eles possam perceber de perto – dos desfiles ao backstage – tudo o que está envolvido na apresentação de uma nova coleção: cenografia, maquiagem, atmosfera e o que torna uma criação objeto de desejo de seus consumidores.

Eles também participarão de visitas técnicas a uma revista especializada em moda para que possam trocar informações com os editores responsáveis por selecionar o que será eleito como tendência em uma grande publicação do setor. Os empresários de pequenos negócios também irão a uma assessoria de imprensa saber como funciona esse serviço e de que forma a mídia pode ajudar a agregar valor à sua marca.

Haverá ainda workshop com Paulo Borges, idealizador da São Paulo Fashion Week, para empresários, parceiros e técnicos do Sebrae nesta quarta-feira (20). A proposta é ouvir de uma referência do setor dicas de como trilhar uma bem-sucedida carreira no mundo da moda. As coleções criadas por alguns empresários estarão estampadas nas páginas da revista Mag!, publicação apoiada pelo Sebrae.

Toda a ação do Sebrae na SPFW é fruto de um convênio entre a instituição e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), que abrange vários eventos no setor da moda, como São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Rio-à-Porter, revista Mag! e Movimento HotSpot.

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