Pequenos negócios terão mais apoio para práticas sustentáveis

Uma nova estratégia vai reforçar o apoio para a adoção de práticas sustentáveis nos pequenos negócios. O Sebrae Nacional lançou, em Cuiabá (MT), a iniciativa Sebrae Soluções Sustentáveis, que vai orientar os empreendedores em relação à sustentabilidade em três principais frentes de trabalho: atendimento on line, presencial e em eventos de empreendedorismo, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é potencializar a atuação da instituição em temas como eficiência energética e hídrica.

Entre as novidades está a inclusão da sustentabilidade como tema prioritário no programa Agentes Locais de Inovação (ALI). “Os agentes serão capacitados sobre essa temática, o que vai impactar positivamente cerca de 50 mil pequenos negócios no país”, afirma o gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Célio Cabral. A estimativa é de que, até o final do ano, o programa já esteja trabalhando essa temática com as empresas atendidas.

A iniciativa foi lançada no Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos), realizado no início do mês, no Centro de Eventos do Pantanal. “Não se trata de um projeto, com início, meio e fim. É uma ação continuada para mostrar a sustentabilidade como uma prioridade estratégica para qualquer negócio”, ressaltou. “Sustentabilidade será uma das prioridades estratégicas do Sebrae nos próximos quatro anos. Buscamos levar aos empresários a sustentabilidade como negócio e condição de competitividade”, complementou o gerente.

Fazem parte dessa estratégia a atualização da metodologia de redução de desperdício no programa 5 Menos que São Mais e os programas Papo com Especialistas e Curta Sebrae, disponibilizados na página do Sebrae no YouTube para discutir soluções em sustentabilidade e apresentar casos de sucesso em empresas que investiram em medidas como o reúso de água, por exemplo.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn