Personalização de anúncios abre oportunidade para PMEs venderem mais no Dia dos Namorados

Redação 12/06/2019
Redação 12/06/2019

Em 2018, o Dia dos Namorados teve um faturamento de R$ 1,8 bilhão, de acordo com dados da E-bit. No e-commerce, a data registrou um aumento de 4% no ano passado.Tendo em vista esse cenário de crescimento, é fundamental entender quem é o seu consumidor e como adotar a estratégia certa para aumentar as vendas. O Google tem campanhas inteligentes que analisam as intenções dos consumidores para entregar os anúncios mais relevantes para eles. Desta forma, o dono do negócio pode personalizar seus anúncio para conquistar namorados e casados, já que cada perfil apresenta um comportamento diferente na hora de presentear.

Neste ano, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, os casais no Dia dos Namorados pretendem gastar, em média, R$ 418. Além disso, 34% dos entrevistados pretendem efetuar a comprar pela internet. Vale ressaltar que os perfis dos consumidores possuem diferenças sutis, porém importantes. Em média, os casados pretendem gastar mais que os namorados.

Outro fato interessante é que os casados, por terem mais tempo de relacionamento, já conhecem os gostos dos parceiros e acabam se planejando menos para a data, muitas vezes deixando a compra para a véspera. Os namorados, por outro lado, se conhecem há menos tempo, pesquisam mais e tentam diversificar nos presentes pra conquistar.

Para os casados, o segredo da compra on-line está na experiência do site ou aplicativo. Já para os namorados, condição comercial e conteúdo são mais importantes. Entre os casados, frete grátis e prazo de entrega são os diferenciais mais visados. Já os namorados buscam por parcelamento e facilidade da troca.

Ainda segundo a pesquisa do Google, “flores”, “chocolates” e “moda” são as principais categorias que os namorados vão presentear na data. Para os casados, “moda” é a mais procurada. O negócio pode aproveitar o perfil do consumidor e adaptar sua campanha para cada momento.

Com as Campanhas Inteligentes, as empresas podem se beneficiar de personalizações como preço, promoção, local de entrega dos anúncios e ofertas para lojas físicas e on-line. É possível alcançar todas essas opções sem a necessidade de criar campanhas complexas, uma vez que o Google Ads identifica as melhores oportunidades e as ferramentas de automação garantem que versões dos anúncios serão criadas e otimizadas. Por exemplo, uma linha de texto que diz “Preços a partir de ____!” pode ser preenchida com o preço promocional certo, para cada tipo de consumidor potencial, de acordo com o período.

– Os personalizadores podem exibir determinados descontos em produtos específicos relacionados a promoções que mudam periodicamente ou que são limitadas a um certo período.

– Negócios com inventário grande, podem usar palavras-chave personalizadas à marca para exibir detalhes específicos sobre o produto que a pessoa procura.

– Os personalizadores podem usar o local físico de alguém (ou o local no qual ele tem interesse) para exibir critérios de preços, disponibilidade de produtos ou calls to action específicos do local.

Saiba mais sobre os personalizadores de anúncios aqui.