Pesquisa aponta crescimento de mulheres em cargos de liderança

A presença feminina no universo corporativo é forte e representa tendência mundial e em algumas empresas elas são maioria

Um estudo realizado pelo International Business Report da Grant Thornton revelou que 34% dos cargos de liderança em empresas de médio porte no Brasil são ocupados por mulheres. Isto significa que o país superou a média global, de 29%, e ocupa a 8ª colocação em um ranking composto por 32 países, em que se destacam as Filipinas (43%), África do Sul (40%) e Polônia (38%). Essa tendência é realidade em empresas renomadas, como a Doctoralia, maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, que conta com 55,4% de mulheres em cargos de liderança .

Uma dessas colaboradoras é a Aline Lima Pereira, que é Business Developer na empresa, e lida diariamente com o planejamento e a execução de importantes parcerias. “Trabalho há mais de 13 anos na área da saúde, sendo que os últimos foram bastante focados em tecnologia e inovação, que já é uma área com forte presença masculina. Um dos meus maiores desafios atualmente é desenvolver estratégias para o crescimento dos negócios focados em B2B”, conta. Por meio do trabalho desenvolvido por ela, a empresa possui hoje mais de 20 importantes parceiros do mercado de saúde e mais de 40 outras negociações concluídas com sucesso, um cenário que, há alguns anos, não seria possível no Brasil. O modelo de negócio desenvolvido pela Aline está sendo replicado em outros países onde a Doctoralia está presente, como no México.

A profissional acredita que o crescimento da presença feminina abre portas para ressignificar pensamentos que ainda estão intrínsecos em alguns mercados. “Isso dá luz aos potenciais e competências que as mulheres desenvolveram ao longo da história e inspira aquelas que ainda estão se decidindo profissionalmente”, comenta.

Apesar do avanço significativo do país nesse quesito, ainda há um longo caminho pela frente. “Mesmo com toda a herança cultural que as mulheres carregam no meio corporativo, vejo importantes mudanças sendo praticadas e que trarão frutos em curto e médio prazos. A divulgação de boas práticas e grandes exemplos no mercado de tecnologia, como o da Doctoralia, são importantes aliados para essa transformação. As empresas devem gerar oportunidades para que as mulheres ocupem esses papéis e possam contribuir de forma igualitária”, finaliza.

Na Doctoralia, novas oportunidades surgem a todo momento. Mesmo em meio à crise, a empresa continuou contratando. No último ano, 146 vagas foram abertas, sendo 94 preenchidas por mulheres, o que representa mais de 64% das contratações. No momento, a companhia procura profissionais para as áreas de Customer Success & Sales, Financial, IT e Marketing. São 20 vagas ao todo, sendo três delas para cargos de liderança em setores importantes do negócio: Head of Finance, Head of Growth (Marketing) e Coordenador de Customer Success.

Sobre a Doctoralia  – A Doctoralia é uma empresa do Grupo D ocPlanner- presente em 12 países – responsável por atender 35 milhões de pacientes e processar mais de 4 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 4,5 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012 na Polônia e agora possui uma equipe de 1.400 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba.

Facebook
Twitter
LinkedIn