Pesquisa aponta PMEs mais buscadas na Internet, em 2018, e empresas de marmitex foram as mais pesquisadas

Uma pesquisa realizada pela Lista Mais  – plataforma de busca de empresas e profissionais liberais locais, que recebe mais de 30 milhões de acessos por ano – apontou os segmentos mais procurados pelos consumidores na internet no ano passado. O levantamento que teve como base mais de 230 mil consultas realizadas entre fevereiro de 2018 e 2019, apontou os 20 setores de pequenas e médias empresas que mais foram buscados durante o período. Os dados indicam os segmentos em alta, para quem deseja abrir um negócio, mas ainda não decidiu em que segmento atuar. 

O setor de alimentação apresentou o melhor desempenho e ocupou a primeira posição no ranking de categorias mais buscadas na Lista Mais, ao todo foram 30.284 buscas por empresas de marmitex, o que representa 7,9% das pesquisas realizadas na plataforma. As farmácias e drogarias conquistaram a segunda colocação no levantamento, com 27.009 pesquisas (7,1%), seguida de perto por empresas de massagens, com 25.425 buscas (6,6%).

Investir no próprio negócio se tornou uma alternativa ao desemprego, atualmente o Brasil possui 13 milhões de brasileiros desempregados, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para o especialista em tecnologia e CEO da Lista Mais, João Paulo Gonçalves, o aumento desses serviços  é uma forma de geração de renda, mas devido à alta demanda, utilizar algumas ferramentas tecnológicas é fundamental para se manter no mercado e se destacar dos concorrentes.

O especialista também explica que investir em divulgação pode exigir uma verba muito alta que as pequenas empresa normalmente não conseguem arcar, porém há soluções acessíveis no mercado para ajudar quem está começando. “A utilização das ferramentas corretas e a presença no digital são indispensáveis, pois ajudam na visibilidade da marca e no engajamento com seu público-alvo”, comenta Gonçalves. 

Há um ano o empresário Fábio Mello Fernandes dos Santos anuncia na Lista Mais, ele possui uma empresa que atua no ramo de construção civil, realizando serviços de locação de máquinas e terraplanagem e afirma um crescimento de 35% na procura dos serviços, depois que passou a utilizar os canais digitais que a empresa oferece. “O investimento ajudou no posicionamento da Texas no digital e ainda ajudou na visibilidade da empresa”, comenta.

A pesquisa também apontou as 20 categorias mais orçadas pelos clientes na plataforma. No total foram realizadas 25.209 buscas  e os serviços de materiais para construção foram os mais orçados com 5.338 procuras, representando um total de 21,2%, seguidos pelas empresas de auto escola   que foram procuradas 2.674 vezes (10,6%), e auto peças com 2.183 buscas (8,75%).

A Lista Mais atua fornecendo todo o suporte para as organizações estarem posicionadas nas primeiras páginas do Google, com valores acessíveis para pequenos negócios.  E também realiza a comunicação entre clientes e anunciantes diretamente pela plataforma, com solicitação de orçamento e envio de mensagens instantâneas. Entre os serviços de comunicação digital oferecidos também estão a criação de anúncios patrocinados dentro da sua própria plataforma, criação  de websites, produção e edição de vídeos profissionais para as empresas. Atualmente, a empresa conta com mais de 3 mil clientes e uma base de 3 milhões de empresas cadastradas

A Lista Mais recebe cerca de 30 milhões de visitas anualmente de pessoas que estão em busca de algum produto ou serviço local. Somente no último ano, a audiência da plataforma cresceu 56%, pois o número de novos acessos passou de 3.237 para 5.777.

Sobre a Lista Mais

Fundada em 1999, a empresa surgiu como uma lista telefônica e, posteriormente, reinventou o seu modelo de negócio, se tornando uma plataforma que conecta consumidores com empresas e profissionais locais no momento da busca. Oferece serviços como produção de conteúdo, fotos e vídeos, criação de websites, e posicionamento das empresas em sites de busca. A Lista Mais conta com mais de 3 milhões de empresas cadastradas e unidades em Presidente Prudente e Araçatuba. Somente nos últimos 12 meses, a audiência da plataforma alcançou 30 milhões de acessos, formada por pessoas que estão procurando informações para entrar em contato com empresas que estão no site.

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