Plataforma digital coloca crianças como protagonistas da aprendizagem

A plataforma digital De Criança Para Criança (DCPC), uma startup brasileira, desenvolve desde 2015 um guarda-chuva de metodologias inovadoras em educação. A partir do Criando Juntos, principal frente do grupo, leva para as salas de aula um método que transforma o ensino convencional, colocando as crianças como protagonistas no centro da aprendizagem. Os personagens do imaginário infantil ganham vida e passam a fazer parte das disciplinas escolares.

O professor passa a ter um papel bastante importante como mediador, liderando discussões entre os alunos sobre as temáticas e disciplinas abordadas, A ideia é que coletivamente criem histórias, utilizando a linguagem verbal, gestual e sonora. O programa tem sido realizado em mais de 20 instituições de ensino privadas e realizou pilotos durante o período de pandemia em escolas públicas de São Caetano, Indaiatuba e outros municípios. “O conteúdo agora é gerado pelas crianças e não mais pelos adultos”, explica Gilberto Barroso, cofundador da startup.

O De Criança para Criança já produziu mais de 800 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências, etc) os projetos realizados pelos alunos através da sua metodologia. Os professores gravam essa narração em um celular e tiram fotos das ilustrações dos alunos, que devem ser carregadas na plataforma da DCPC, que desenvolve desenhos animados baseados nas histórias. “Quando a criança passa a criar o conhecimento, o nível de retenção de conteúdo vai para 80%”, destaca Vitor Azambuja, sócio de Barroso.

A proposta da plataforma, que já está em fase de desenvolvimento nas versões inglês e espanhol, é expandir os horizontes da educação e fazer com que esses conteúdos sejam vistos e compartilhados em todo o mundo. Além disso, objetiva que o aprendizado ultrapasse a fase escolar e possa contribuir com as futuras carreiras profissionais das crianças, tornando-as cidadãos mais preparados para as constantes mudanças do mundo. A atuação do DCPC está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo todas as competências dentro da sua metodologia Criando Juntos, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I e II.

Além das redes sociais do grupo, o De Criança Para Criança também está disponível na TV ZYN, plataforma digital do SBT, na Zoomoo Kids, todos os dias às 10h e 15h30, e na programação da TV Rá Tim Bum.

Sobre Giba Barroso

Gilberto Barroso é brasileiro nascido em São Paulo. Formado em Administração, trabalhou em diversos segmentos, mas se especializou no segmento de Pay Tv, atuando desde seu início no Brasil, distribuindo HBO até ser diretor da Sony Pictures. Lançou vários canais como AXN, Warner, Sony, Cinemax, HBO, E!, History Channel e E!. Em 2015 largou o segmento de Pay Tv para lançar o programa De Criança para Criança. Gilberto é o presidente da empresa e tem como propósito fazer com que crianças do mundo todo aprendam e compartilhem conhecimento de forma criativa e democrática.

Sobre Vitor Azambuja

Vitor Azambuja é brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Especialista em criação, é diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Foi premiado em festivais de propaganda, tais como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de criação de São Paulo, Art Directors em Londres e New York Festival. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, Vitor é o diretor criativo da empresa. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.

Sobre o De Criança para Criança

O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn