Plataforma formada por especialistas mulheres promove protagonismo feminino

Criada na pandemia pela jornalista e psicóloga Priscilla de Sá, a Power Speaker é uma multiplataforma colaborativa que conecta especialistas das mais variadas áreas – da Educação à Ciência, da Gestão ao Direito, da Saúde ao Empreendedorismo – às organizações que querem ser a diferença no mundo. O hub de visibilidade online ajuda os produtores de eventos a contratarem especialistas, palestrantes, mediadoras, keynote speakers, conferencistas, consultoras, coaches e mentoras, todas mulheres.

Fazem parte da iniciativa as palestrantes Ana Paula Smidt (advogada especialista em Direito do Trabalho e LGPD), Andrea Cordeiro (uma das precursoras no Brasil do movimento de valorização de profissionais do setor agro), Bia Benassi (especialista em Gestão de Carreira), Daniela Cais (especialista em Comunicação e Empreendedorismo), Francyne Elias-Piera (cientista youtuber, bióloga e doutora em Ciência Ambiental e Oceanografia Biológica), Janaína Alcântara (fisioterapeuta), Mara Lauxen (estrategista em Personal Branding e Carreira) e Renata Maran L. Romero (ativista da educação).

Confira um bate-papo com a criadora do grupo, Priscilla de Sá:

Priscilla, qual é o objetivo principal do grupo?

A plataforma nasceu como resposta à pergunta que se tornou a justificativa que perpetua a desigualdade de gênero nos eventos: “Onde estão as palestrantes mulheres?.

Podemos dizer que o grupo tem uma pegada feminista?

Sim. Somos as filhas e netas das mulheres que escreveram quando ninguém lia. Daquelas que criaram quando ninguém aplaudia e das que falaram quando ninguém ouvia. Pela resistência dessas mulheres, que pagaram o preço da fragmentação da identidade e da renúncia ao protagonismo, é que estamos aqui. Disseram para nós, em algum momento da nossa vida, que nosso tema, jeito, aparência, sotaque ou personalidade não eram “vendáveis” e que a nossa história de vida não era interessante. Acreditamos, por um tempo, que para sermos ouvidas e respeitadas teríamos que mudar o cabelo, emagrecer, omitir nossa fé religiosa, negar nossa orientação sexual, jamais falar de política, nos vestir como um arremedo de homem, morar em São Paulo ou fazer sessões de fono para perder o sotaque.

Como estratégia de negócio, porque focar só em palestrantes mulheres?

Apesar de dominarem a curadoria de conhecimento em casa e nos primeiros anos da vida escolar, as mulheres têm sido excluídas dos palcos para o público adulto. E não é por falta de qualificação, já que estudamos cerca de um ano a mais que os homens e somos 55% dos leitores. Um relatório sobre diversidade de gênero e inclusão em eventos elaborado pela Bizzabo entre 2013 e 2019 com mais de 60 mil palestrantes de 45 setores diferentes de 58 países revelou que apenas 33% dos especialistas que subiram nos palcos eram mulheres. O Brasil figurou com 25% de presença feminina entre os palestrantes, ficando atrás do México e do Quênia. Acreditamos que podemos fazer melhor que isso.

Você é especialista em Liderança Feminina e pioneira em Coaching online para mulheres. Sendo assim, quais são os valores que você citaria como principais desta iniciativa?

Autenticidade, impacto e monetização. Durante décadas, para ter sucesso, era preciso se enquadrar em um perfil que não fazia sentido para muitas mulheres. A Power Speaker vem para ajudar líderes de grandes organizações a corrigirem essa grave distorção global. Hoje, é impossível impactar positivamente vidas tão diversas sendo uma cópia da versão que sempre ocupou os lugares de poder. A ruptura nas relações de consumo e trabalho nos conclama a tirar nossas máscaras, as quais, na verdade, nunca soubemos vestir bem. Na Era da Influência, quanto mais você se torna você, mais sucesso você tem.

Qual é o diferencial dessa plataforma?

Somos a primeira multiplataforma colaborativa do Brasil que conecta especialistas mulheres das mais variadas áreas – da Educação à Ciência, da Gestão ao Direito, da Saúde ao Empreendedorismo – às organizações que querem ser a diferença no mundo. Somos um hub de visibilidade online que ajuda produtores de eventos a contratarem especialistas, palestrantes, mediadoras, keynote speakers, conferencistas, consultoras, coaches e mentoras, todas mulheres.

A ideia nasceu em plena pandemia, momento em que o setor de Eventos foi um dos mais afetados. Você criou a plataforma já considerando esse desafio?

Mesmo com a pandemia, os profissionais de RH das empresas continuam tendo a missão de selecionar e contratar especialistas para capacitar colaboradores a responderem com eficiência e eficácia às atuais demandas das organizações e do mercado. A pandemia trouxe às empresas e aos profissionais atuantes no mercado de trabalho uma série de novos desafios relacionados à gestão, liderança, produtividade profissional e saúde emocional num novo contexto de trabalho remoto, por isso resolvemos nos unir e levar conhecimento sobre esses conceitos às empresas. Criei um negócio já adaptado ao universo online e considerando grande parte dos colaboradores em home office, mas estamos prontas para quando os eventos presenciais voltarem também.

Facebook
Twitter
LinkedIn