Plataforma formada por especialistas mulheres promove protagonismo feminino

Criada na pandemia pela jornalista e psicóloga Priscilla de Sá, a Power Speaker é uma multiplataforma colaborativa que conecta especialistas das mais variadas áreas – da Educação à Ciência, da Gestão ao Direito, da Saúde ao Empreendedorismo – às organizações que querem ser a diferença no mundo. O hub de visibilidade online ajuda os produtores de eventos a contratarem especialistas, palestrantes, mediadoras, keynote speakers, conferencistas, consultoras, coaches e mentoras, todas mulheres.

Fazem parte da iniciativa as palestrantes Ana Paula Smidt (advogada especialista em Direito do Trabalho e LGPD), Andrea Cordeiro (uma das precursoras no Brasil do movimento de valorização de profissionais do setor agro), Bia Benassi (especialista em Gestão de Carreira), Daniela Cais (especialista em Comunicação e Empreendedorismo), Francyne Elias-Piera (cientista youtuber, bióloga e doutora em Ciência Ambiental e Oceanografia Biológica), Janaína Alcântara (fisioterapeuta), Mara Lauxen (estrategista em Personal Branding e Carreira) e Renata Maran L. Romero (ativista da educação).

Confira um bate-papo com a criadora do grupo, Priscilla de Sá:

Priscilla, qual é o objetivo principal do grupo?

A plataforma nasceu como resposta à pergunta que se tornou a justificativa que perpetua a desigualdade de gênero nos eventos: “Onde estão as palestrantes mulheres?.

Podemos dizer que o grupo tem uma pegada feminista?

Sim. Somos as filhas e netas das mulheres que escreveram quando ninguém lia. Daquelas que criaram quando ninguém aplaudia e das que falaram quando ninguém ouvia. Pela resistência dessas mulheres, que pagaram o preço da fragmentação da identidade e da renúncia ao protagonismo, é que estamos aqui. Disseram para nós, em algum momento da nossa vida, que nosso tema, jeito, aparência, sotaque ou personalidade não eram “vendáveis” e que a nossa história de vida não era interessante. Acreditamos, por um tempo, que para sermos ouvidas e respeitadas teríamos que mudar o cabelo, emagrecer, omitir nossa fé religiosa, negar nossa orientação sexual, jamais falar de política, nos vestir como um arremedo de homem, morar em São Paulo ou fazer sessões de fono para perder o sotaque.

Como estratégia de negócio, porque focar só em palestrantes mulheres?

Apesar de dominarem a curadoria de conhecimento em casa e nos primeiros anos da vida escolar, as mulheres têm sido excluídas dos palcos para o público adulto. E não é por falta de qualificação, já que estudamos cerca de um ano a mais que os homens e somos 55% dos leitores. Um relatório sobre diversidade de gênero e inclusão em eventos elaborado pela Bizzabo entre 2013 e 2019 com mais de 60 mil palestrantes de 45 setores diferentes de 58 países revelou que apenas 33% dos especialistas que subiram nos palcos eram mulheres. O Brasil figurou com 25% de presença feminina entre os palestrantes, ficando atrás do México e do Quênia. Acreditamos que podemos fazer melhor que isso.

Você é especialista em Liderança Feminina e pioneira em Coaching online para mulheres. Sendo assim, quais são os valores que você citaria como principais desta iniciativa?

Autenticidade, impacto e monetização. Durante décadas, para ter sucesso, era preciso se enquadrar em um perfil que não fazia sentido para muitas mulheres. A Power Speaker vem para ajudar líderes de grandes organizações a corrigirem essa grave distorção global. Hoje, é impossível impactar positivamente vidas tão diversas sendo uma cópia da versão que sempre ocupou os lugares de poder. A ruptura nas relações de consumo e trabalho nos conclama a tirar nossas máscaras, as quais, na verdade, nunca soubemos vestir bem. Na Era da Influência, quanto mais você se torna você, mais sucesso você tem.

Qual é o diferencial dessa plataforma?

Somos a primeira multiplataforma colaborativa do Brasil que conecta especialistas mulheres das mais variadas áreas – da Educação à Ciência, da Gestão ao Direito, da Saúde ao Empreendedorismo – às organizações que querem ser a diferença no mundo. Somos um hub de visibilidade online que ajuda produtores de eventos a contratarem especialistas, palestrantes, mediadoras, keynote speakers, conferencistas, consultoras, coaches e mentoras, todas mulheres.

A ideia nasceu em plena pandemia, momento em que o setor de Eventos foi um dos mais afetados. Você criou a plataforma já considerando esse desafio?

Mesmo com a pandemia, os profissionais de RH das empresas continuam tendo a missão de selecionar e contratar especialistas para capacitar colaboradores a responderem com eficiência e eficácia às atuais demandas das organizações e do mercado. A pandemia trouxe às empresas e aos profissionais atuantes no mercado de trabalho uma série de novos desafios relacionados à gestão, liderança, produtividade profissional e saúde emocional num novo contexto de trabalho remoto, por isso resolvemos nos unir e levar conhecimento sobre esses conceitos às empresas. Criei um negócio já adaptado ao universo online e considerando grande parte dos colaboradores em home office, mas estamos prontas para quando os eventos presenciais voltarem também.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de: