Plataforma inclui nova ferramenta de diversidade e inclusão para gestão de pessoas

Cammila Yochabell Jobecam

Reconhecida pela sua tecnologia em vídeo para a realização de entrevistas às cegas, HRTech lança nova funcionalidade 

A Jobecam é uma HRTech referência no setor de recrutamento, seleção e D&I e que torna os processos seletivos mais diversos, acessíveis e eficientes por meio da tecnologia de vídeo e entrevistas às cegas, dá mais um importante passo nas práticas de diversidade e inclusão dos processos seletivos dentro das empresas. A startup, que dobrou de tamanho no último ano (2021), com  200% de crescimento, projeta crescer 300% em 2022, segue o seu plano de atuação no mercado brasileiro com o lançamento de mais uma funcionalidade. Agora, além de contarem com os vídeos às cegas, os recrutadores podem requerer o currículo oculto da pessoa candidata.

O currículo oculto segue o modelo tradicional na sua estrutura. A diferença é que não é revelado o nome, foto, idade e nem o bairro onde a pessoa candidata mora. Ou seja, as informações pessoais são excluídas para evitar discriminações de gênero, raça, classe e faixa etária.

Com a novidade, a pessoa recrutadora terá acesso aos dados básicos do talento como: Profissão, Idiomas falados, Experiências Profissionais (sem mencionar a empresa, apenas o seu segmento), Histórico Acadêmico (sem mencionar a instituição de ensino) e Habilidades. Os avatares, já conhecidos na tecnologia de vídeo da Jobecam, também são usados, substituindo a foto das pessoas candidatas.

“A nova ferramenta é mais uma forma de combate aos vieses inconscientes. Por exemplo, evitamos percepções com relação a localização de pessoas que moram em locais afastados e têm mais chances de não serem descartadas por esse motivo, além da faculdade que cursou e gênero ”, comenta a CEO da Jobecam, Cammila Yochabell.

Diversidade e inclusão como propósito do negócio

A startup que hoje atende clientes do porte do Bradesco e Vivo, aposta na oferta de uma experiência cada vez mais completa para os profissionais de RH, criando um ambiente ainda mais diverso dentro das empresas, com cursos e materiais educativos sobre diversidade, inclusão e vieses inconscientes.

A Jobecam que foi acelerada pela Oracle, Google, Microsoft e Estação Hack from Facebook e já recebeu aporte da BRQ, Harvard Angels, BVC e People + Strategy, espera agora expandir sua atuação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país já nos próximos meses.

A novidade chega em um momento em que 39% das empresas já vem investindo em tecnologias que evitam vieses discriminatórias na contratação, segundo o Guia Salarial 2022, da Robert Half, divulgado em outubro deste ano. Hoje, a plataforma já promove um aumento de cerca de 70% de diversidade nas contratações, mantendo o sigilo da voz, a aparência e dados da pessoa avaliada durante toda a entrevista. Além disso, o uso de inteligência artificial otimiza os processos seletivos em mais de 80%.

“Práticas de diversidade, equidade e inclusão melhoram produtividade e impactam positivamente na cultura da companhia. Além de atrair e reter talentos, tornando o ambiente mais criativo”, finaliza.

Sobre a Jobecam – A Jobecam é uma startup de seleção de talentos que foi criada em 2016, pela empreendedora Cammila Yochabell. A HRTech, referência no setor de recrutamento e seleção e D&I, torna os processos seletivos mais diversos, acessíveis e eficientes por meio da tecnologia de vídeo.

Hoje, a plataforma desenvolvida pela startup aumenta em cerca de 70% a diversidade nas contratações e otimiza o processo em mais de 80%, economizando tempo e dinheiro, tanto para as pessoas candidatas, como recrutadores. As entrevistas realizadas com total sigilo da voz e aparência dos talentos são o grande diferencial da empresa, uma vez que focam totalmente nas reais habilidades, diminuindo qualquer percepção inconsciente.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Você também vai gostar de: