Prefeitura com gestão na palma da mão

Um cliente hoje não precisa de carro ou apanhar uma condução para ir até o banco localizado no centro, no bairro da sua cidade ou mesmo se for preciso ir até uma cidade vizinha para chegar a uma agência bancária e realizar qualquer operação financeira. Da sua casa, na palma de sua mão, de qualquer lugar do Brasil, com o uso de um celular, é possível saber o saldo da conta e determinar diferentes pagamentos, da luz, da água ou do aluguel. No final de cada dia, esse cliente pode conferir o que pagou e o saldo final na sua conta. O cidadão, que é também um cliente, que paga diferentes impostos, não deveria poder fazer a mesma coisa com a prefeitura municipal como faz com o seu banco? O prefeito de cada cidade deveria ter sua gestão à vista, num painel em seu gabinete ou na tela do seu celular. Não seria bom o prefeito saber o que recebeu e o que pagou no final de cada dia?

Essas perguntas, esse sonho e essa realidade já são possíveis hoje, e estiveram na mente por muitos anos do empreendedor Roberto Coelho, principal acionista da GovernançaBrasil, conhecida como GOVBR, sediada em Blumenau. A GOVBR está presente em13 estados do Brasil na oferta de soluções de produtos e serviços para facilitar a vida de cidadãos, dos servidores públicos, dos prefeitos, secretários e da própria prefeitura como um todo.

Desde jovem, Roberto Coelho trabalhou em diversos bancos. Ainda nos anos 1950 ele virou muitas noites trabalhando e viu nascer todo o moderno processo de informatização dos serviços bancários. Ele passou por todas as fases de modernização do setor financeiro: sistema manual, depois mecanografia e finalmente o processamento de dados. Ele ajudou a transferir todo esse controle para a “nuvem” de hoje, num sistema de plataformas digitalizadas, com possível acompanhamento online de todas as transações financeiras, a partir de padronização de coleta, armazenagem e de acessos aos dados.

Foi no final dos anos 80, que Roberto Coelho teve a oportunidade de entrar como sócio e depois como o principal acionista da Cetil, que foi criada em 1969 e é uma das mais antigas empresas brasileiras privadas ainda em atividade no mercado de tecnologia. Nasceu como o Centro Eletrônico da Indústria Têxtil do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, tendo como destaque na época o processamento da folha de pagamento das empresas têxteis dessa região.

Desde que entrou na Cetil, a partir da sua experiência na evolução do sistema bancário brasileiro, Roberto Coelho passou a olhar com atenção para as prefeituras, empresas públicas e o governo como um todo. “Sempre percebi a distância que o sistema bancário estava do setor público brasileiro. Enquanto cada banco fechava suas contas no mesmo dia, muitas prefeituras, governos estaduais e ministérios, demoravam muito mais. Isso não tinha cabimento, era completamente irracional”, avalia.

Foi com essa constatação que em 1994 surgiu a Cetil Soluções, que mais tarde transformou-se em GOVBR, uma empresa focada em ferramentas e soluções para melhorar a gestão de prefeituras e empresas públicas, com o firme propósito de levar aos gestores públicos a postura que os bancos têm com seus clientes. “O cidadão tem que ser considerado e tratado como um cliente. Cada prefeitura deve explicação da forma como está utilizando o imposto que recebe de cada cidadão. Já o cidadão, por sua vez, tem que acompanhar as obras, os serviços e os benefícios que estão sendo gerados pelos seus impostos”.

NOVA REALIDADE

No momento, acredita Roberto Coelho que grande parte dos prefeitos está consciente que para fazer uma administração eficiente precisa contar com recursos tecnológicos que vão assegurar a melhor forma de gerar mais receitas para o município, de aplicar e acompanhar os investimentos públicos, de controlar os seus gastos e planejar o futuro da cidade.

Ele observa, no entanto, que um número expressivo de prefeituras trabalha com diferentes fornecedores de serviços de tecnologia, com cada um realizando trabalhos específicos, sem uma padronização e integração de coleta e de acessos aos dados e processos. “Isso gera ineficiência, menor chance de acerto geral, além de implicar em mais custos”, observa.

INOVAÇÃO E CRESCIMENTO

O principal foco da GOVBR é oferecer soluções de governança para as prefeituras e câmaras de cada um dos 5.570 municípios brasileiros. A empresa ostenta a maior participação nesse mercado, com atuação em mais de 10% das cidades. Ao completar 25 anos de fundação em março deste ano, a GOVBR definiu como uma das metas alcançar um faturamento de R$ 200 milhões em 2022.

O diretor executivo da GOVBR, Jeferson Silva sustenta que somente através de uma plataforma corporativa de governança as cidades poderão melhorar a qualidade dos seus serviços para os moradores. “Podemos oferecer uma solução em que o prefeito tem completo controle da sua gestão e que cada cidadão possa acessar todos os processos e serviços públicos”, assegura.

Jeferson acredita que a solução corporativa da GOVBR beneficia a gestão de uma prefeitura com a aplicação da tecnologia em suas rotinas, aumenta a produtividade, melhora o monitoramento, facilita o planejamento, otimiza a mão de obra e reduz custos. “Só assim vamos transformar o futuro da gestão pública”, finaliza.

AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DA GovBR

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Com recursos tecnológicos e modernas técnicas de gestão aplicada, a GOVBR possibilita uma melhora expressiva na execução de políticas públicas de cada prefeitura municipal, o que facilita o trabalho dos funcionários públicos e melhora no atendimento aos moradores da cidade.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Diária e mensal, as ferramentas da GOVBR realizam com transparência e acerto todas os fechamentos de contas a receber e a pagar da prefeitura municipal. Essa prestação segue todas as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, Tribunais de Contas e demais órgãos fiscalizadores.

AUMENTO DE RECEITAS

As soluções da GOVBR maximizam a arrecadação tributária e otimizam os processos de cobranças de cada prefeitura, sem necessariamente aumentar os impostos para a população e para as empresas. Essas soluções, por um lado aumentam a justiça tributária, os recursos arrecadados e a base de contribuintes. Por outro lado, reduzem a burocracia, custos gerais, concorrência desleal e a sonegação fiscal.

PLANO DE AÇÃO

A GOVBR fornece ferramentas para o Plano Plurianual (quatro anos) da administração global de cada prefeitura. Com isso assegura a saúde financeira e garante o alcance de todas as metas definidas. Essas soluções e ferramentas permitem acompanhar sistematicamente o fluxo de receitas, despesas e acompanhamento dos diferentes projetos, que pode ser uma escola, um posto de saúde ou o calçamento de uma rua.

MODERNIZAÇÃO GRADATIVA

A Prefeitura em conjunto com a GOVBR define o seu plano de modernização, podendo ser executado de forma gradativa, iniciando em uma só secretaria ou departamento e depois ampliando para todas as áreas. Exemplo: iniciando na saúde. As ferramentas e soluções da GOVBR vão estabelecer a entrada de remédio em cada posto de saúde, a necessidade de novas compras e o valor a ser pago a cada uma delas, além de todas as outras despesas na área de saúde. Depois esse processo pode ser estendido para as demais secretarias até envolver toda a administração pública.

MOBILIDADE

Através do celular, o cidadão interage com a gestão municipal via aplicativo CIDADE MOB da GOVBR. Esse aplicativo agiliza o atendimento e reduz custos de pessoas e espaços físicos, impulsiona receitas e gera inovação e aproxima o cidadão cliente da prefeitura.

UM APAIXONADO PELO BRASIL

Aos 80 anos, o carioca Roberto Coelho se considera hoje um blumenauense de fibra. Acorda todos os dias as 5 horas – um hábito típico do alemão de Blumenau de acordar cedo. Toma um banho frio, no verão e no inverno também. Faz o seu próprio café e às 6 horas da manhã está na academia de musculação. Antes das 8, chega na empresa para um expediente que se estende até as 17, 18 horas de cada dia.

O seu último aniversário de oito décadas, junto com os 50 anos da Cetil, foi comemorado com um jantar no Tabajara Tênis, um dos clubes mais tradicionais de Blumenau, para colaboradores e convidados. Na ocasião, mais de 50 colaboradores com mais de 20 anos na Cetil/GovBR estiveram presentes, o que demonstra o ambiente interno da empresa que foi eleita pela Great Place To Work como uma das melhores para trabalhar no Brasil.

O diretor de Recursos Logísticos e Controladoria da Cetil, Jefferson Tolardo, define Roberto Coelho como um “ícone” para os colaboradores. “Ele passa a sua firme vontade e a crença em transformar a administração pública no Brasil”.

Fã de Ayrton Senna, que morreu no mesmo ano que foi criada a GovBR, Roberto Coelho é acima de tudo um apaixonado pelo Brasil. Ele tatuou a bandeira do Brasil no pulso. O seu cartão de apresentação também estampa a bandeira brasileira. Na GovBr, desde sua fundação, ele ergue a bandeira do empreendedorismo, da inovação e do amor pelo país.

Facebook
Twitter
LinkedIn