Produção e consumo de chocolates crescem 5,4%

A alta é referente aos seis primeiros meses de 2011, em comparação ao mesmo período do ano anterior

A alta é referente aos seis primeiros meses de 2011, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Conforme dados de um balanço divulgado pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), a produção passou de 181,2 mil para R$ 190,9 mil toneladas, enquanto o consumo aparente saltou de 171,6 mil para 180,8 mil toneladas. Em ambos os casos, a variação foi de 5,4%.

O bom momento econômico, aliado às vendas realizadas em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, é um dos fatores que favorecem esse crescimento. “O aumento do poder aquisitivo da classe C, que vem ocorrendo nos últimos anos, tem contribuído de maneira significativa para o consumo de chocolates”, aponta Getúlio Ursulino Netto, presidente da Abicab.

 

Amendoins

De janeiro a junho, o aumento na produção de amendoins foi de 3%, em relação ao mesmo período de 2010, atingindo 81,8 mil toneladas, contra 79,5 mil toneladas do primeiro semestre do ano passado. Impulsionado pelas Festas Juninas, o consumo chegou a 79,9 mil toneladas nos primeiros seis meses deste ano, avanço de 2,1% sobre as 78,3 mil toneladas consumidas no mesmo período de 2010.

 

Balas e confeitos

Já o setor de balas, confeitos e gomas de mascar permaneceu praticamente estável no semestre. A produção chegou a 237 mil toneladas, aumento de 0,8% sobre as 235 mil toneladas de janeiro a junho de 2010. O consumo aparente passou de 194,6 mil, no primeiro semestre do ano passado, para 197,2 mil toneladas no mesmo período deste ano, alta de 1,3%. A expectativa é superar esse desempenho no segundo semestre, com a chegada do Dia da Criança.

Facebook
Twitter
LinkedIn