Professora se reinventa na pandemia e aposta em educação humanizada

Professor é uma daquelas profissões nobres que quando a competência ganha uma dose extra de amor e vocação, o resultado extrapola o limite do educar e expande a barreira do transformar. Assim é a maneira como a professora e empresária do ramo da educação, Elaine Antunes, encara sua missão, lecionando em escolas no Rio de Janeiro e, há 04 anos, empreendendo como idealizadora do Curso Escreva – preparatório com foco na redação dos principais vestibulares do Brasil e no reforço de português para alunos do ensino médio e fundamental.

Sabemos bem que a vida pós pandemia transformou a forma de todos se relacionarem, se divertirem e estudarem. No meio desse turbilhão, não só alunos tiveram que se reinventar e reorganizar, mas também os professores que levantavam a bandeira do ensinar num mundo bem diferente, no pré-Covid. Por isso, seguindo a tendência global e inevitável, o Curso Escreva, que sempre foi na contramão dos grandes cursinhos, priorizando a individualidade e a proximidade com os alunos, teve que se transformar, acelerar e digitalizar.  Mas se por um lado havia perdas, a empresária tratou de buscar os ganhos. Acreditou que seu curso multidisciplinar, que ensina técnicas de redação, mas engloba diversas outras disciplinas, poderia alcançar ainda mais jovens, em âmbito nacional, e por que não, ser mais acolhedor e humanizado.

“Quando a quarentena começou e as escolas e os cursinhos fecharam, percebi, então, que precisava agir rápido para que os alunos não perdessem tempo e atrasassem ainda mais o seu cronograma de estudos. No entanto, posso dizer que o conteúdo foi a parte mais fácil de ser adaptada para o virtual. Adotamos as videochamadas e, além do formato tradicional, criamos também um curso intensivo com 10 aulas on-line. E apesar do sucesso das aulas virtuais, uma vez que 100% dos nossos alunos aderiram, ficou claro que o emocional estava abalado.” – revela, Elaine.

No momento em que tanto se falava em acolhimento e humanização, Elaine foi assertiva ao entender que a metodologia que garantiu o sucesso do Curso Escreva no formato físico, tinha que ser proporcionada no virtual e de forma rápida.

“Logo de cara, entendi quer seria preciso ampliar a equipe que já era multidisciplinar, com professores de diversas matérias, mas trazer para o nosso time alguém especializado em competências socioemocionais e foi aí que uma psicóloga passou a integrar a nossa equipe e dar aquele alicerce que todos nós precisávamos.”, complementa a empresária.

Além do conteúdo criterioso e do cuidado emocional, todos professores assumiram, também, um papel de mentor, orientando e ajudando os alunos com dicas de organização de estudo para que os jovens pudessem dividir melhor o seu tempo, conciliando as tarefas do dia a dia, o estudo em casa e as aulas on-line. Há menos de três meses do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que teve suas provas adiadas para janeiro de 2021 por conta da pandemia, a professora Elaine se mostra muito otimista, apesar de saber do desafio que ela e seus alunos têm pela frente.

Segundo a empresária, o sucesso do Curso Escreva é a prova que o Brasil precisa e valoriza educação de qualidade e cuidadosa. Hoje, o curso que era limitado a 15 alunos, divididos entre as unidades de Botafogo e Tijuca, no Rio de Janeiro, ganhou o Brasil e conta com 04 turmas a mais do que no formato presencial.

Sobre a idealizadora do Projeto Escreva

Elaine Antunes é professora formada em Letras (Português-Grego) pela UFRJ e conta com mais de 20 anos de experiência ministrando aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Grego. É especialista em correção de redação no ENEM e em outros vestibulares. Atualmente, trabalha em escolas conceituadas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Sobre o Projeto Escreva

O Curso Escreva aposta em aulas interdisciplinares, com professores de Português, mas também com docentes de várias áreas, como Geografia, História, Psicologia, Direito, Sociologia, Filosofia, entre outras matérias capazes de aprimorar a capacidade de contextualização e argumentação dos candidatos. Além de revisões de questões gramaticais e a organização textual, os alunos também participam de debates sobre temas atuais. A ideia é tornar o estudante capaz de argumentar de maneira bem fundamentada, com sua própria autoria, temas diversos que possam cair na redação do vestibular.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de: