Profissionais com passagem em startup criam investimento diferenciado

Foi com a experiência em empresas renomadas como a Dell Brasil e Resultados Digitais que Geraldo Melzer decidiu abrir o seu próprio fundo de investimentos, a Abseed Ventures. A empresa possui uma proposta diferenciada, pois acompanha e contribui com os projetos investidos. A ideia de ter um investimento vai além do aspecto financeiro e é isso que a Abseed se propõe a fazer.

Junto com os empreendedores das empresas investidas, a equipe traz todo o conhecimento no campo dos negócios em áreas diversas, como marketing, vendas, canais, governança e expansão de negócios. Também conta com mentores, parceiros e especialistas que igualmente orientam, auxiliam os processos e são referências em suas áreas de atuação.

Antes de iniciar a nova empreitada, em 2016, Melzer fez um MBA na Duke University, em Durham, nos Estados Unidos. No Brasil, trabalhou na Dell, onde criou uma estrutura de canais para venda a pequenos e médios negócios – em quatro anos alcançou mais de U$ 100 milhões de receita anual. Na Resultados Digitais, expandiu a área de parceiros e estratégias de desenvolvimento de negócios SaaS (software como um serviço), visando a retenção, receita e sucesso dos clientes.

Com experiência nas duas empresas, criou a Abseed. O fundo é para empresas de software em estágio inicial de crescimento, focado em SaaS e modelos de recorrência B2B. A empresa é formada por profissionais que passaram pela Resultados Digitais (RD), como Felipe Coelho, head de Vendas, que estruturou mais de 250 projetos de Inbound Marketing e vendas para empresas de tecnologia durante a sua trajetória dentro da Resultados Digitais e é um especialista em vendas para SaaS; Franco Zanette, growth hacker e head de Marketing trabalhou na construção da máquina de aquisição que levou a Resultados Digitais a obter mais de 10 mil clientes durante seus primeiros anos e, hoje, é uma referência em Inbound Marketing; e Marcelo Hoffmann, advogado que estruturou inúmeras operações de investimento. Hoffmann apoiou inúmeras empresas nacionais e estrangeiras em Estruturação de Negócios, Due Diligence, M&A e Governança Corporativa, é associado ao IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e exerce a função de Conselheiro de Administração.

No ano passado, a Abseed avaliou 170 startups e investiu com capital próprio em três: Meetime, GoCache e Aegro. Esta última tornou-se referência no mercado. A empresa contou com o aporte da Abseed e apoio para a estruturação dos processos de marketing e vendas.

Embora o agronegócio tenha características de mercado tradicional, a Aegro direcionou o negócio para inbound marketing e inside sales. A startup está colhendo resultados. O seu faturamento cresce 20% ao mês. “O papel da Abseed como investidores, mas sobretudo como experts na escala das operações de marketing e vendas de startups, é extremamente mão na massa”, conclui Pedro Martins Dusso, CEO da Aegro. Os processos também foram aperfeiçoados com boas práticas de governança corporativa, conduzidos pela Abseed. “Nos profissionalizamos e formalizamos as técnicas, os contratos e os processos de todos os setores”, explica Dusso.

A estimativa é que a Abseed construa um portfólio de 16 investimentos nos próximos três anos, em um total de até R$ 35 milhões. O fundo busca negócios em fase operacional e com receita recorrente mensal a partir de R$ 50 mil. Neste ano, a proposta é fazer aportes em até cinco negócios nascentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn