Programa conecta juniores e corporações com misto de hackathon e incubação

Programa Gatilho, iniciativa da Softville, começa no dia 27 de agosto com hackathon envolvendo 60 jovens empresários de sete universidades do Norte de Santa Catarina. / Foto: Max Schwoelk.

 

Ajudar grupos de empresários juniores a desenvolver uma ideia inovadora e trilhar os primeiros passos para formação de uma startup é o objetivo do programa Gatilho, iniciativa da Softville, tradicional ator do ecossistema do norte catarinense, que começa na próxima sexta (27) com um hackathon no auditório do Ágora Tech Park

O programa encerra no dia 20 de novembro, com a apresentação dos pitches às corporates que participam do programa: Águas de Joinville, ArcelorMittal, Ciser, Selbetti, Silva, Santana e Teston Advogados e Tupy.

A ideia é conectar academia e mercado, com participação de 60 integrantes de empresas juniores de sete universidades de Joinville e região. A metodologia é da Softville, que há alguns anos já desenvolvia uma aproximação do ecossistema de tecnologia com as universidades por meio de um programa chamado “Conexão Academia + Mercado”. Neste projeto, a Softville conta com a parceria do Núcleo Vale Boreal, que apoia o movimento de empresas juniores na região Norte de Santa Catarina e ficou responsável pela captação dos participantes. 

Após a apresentação e definição das equipes na sexta, a programação envolve uma maratona de desafios no sábado (28) que vão delinear as soluções que serão exploradas a partir dos três meses seguintes. As empresas parceiras do programa (corporates) vão selecionar as melhores equipes para trabalhar em seus projetos de inovação.  

A partir da semana seguinte, as selecionadas entram em um processo de incubação com a Softville, que envolve acompanhamento quinzenal. Na visão dos organizadores, o diferencial do programa não é o conteúdo que será apresentado, mas a metodologia que faz os participantes “incorporarem o jeito de pensar das startups, colocando a teoria em prática”. Os integrantes das equipes selecionadas também receberão uma bolsa mensal de auxílio para o desenvolvimento dos projetos. 

O Gatilho tem o apoio do Sebrae, Ágora Tech Park, Join.valle, Senior, ACIJ, OPA Bier, Empório Guanabara, Gestão Contabilidade, Bach Som, Burguer Pack, Formas e Skyline Produtora.

Facebook
Twitter
LinkedIn