Programa estimula empresas a adotarem a inovação na gestão

Iniciativa desenvolvida pelo Sebrae pretende atender a três mil negócios gaúchos até 2014

O Sebrae no Rio Grande do Sul prossegue com os atendimentos do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) este ano, desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa tem como objetivo auxiliar gratuitamente pequenas empresas na identificação de oportunidades de inovação, seja em produto, processo ou, ainda, na gestão do negócio. No mês de março inicia-se um novo ciclo do ALI em que as empresas atendidas em 2012 serão acompanhadas para levantamento dos resultados alcançados com a implementação de ações inovadoras.

“Nossa meta até 2014 é atender a três mil empresas gaúchas dos setores da Indústria, Comércio e Serviços”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch. Os empreendimentos interessados em participar recebem a visita do agente – profissional capacitado pelo Sebrae – que faz uma apresentação do programa. Assim que a empresa confirma sua adesão, realiza-se um diagnóstico de gestão e inovação. “A partir disso, estabelece-se linhas para a elaboração de um plano de ação com objetivo de gerar oportunidades de inovação para a empresa”, complementa a gestora do ALI Claudia Rodrigues.

Todas as atividades realizadas pelo agente contam com a supervisão de um consultor sênior e da gestora do programa. O agente tem como diferencial ser um profissional formado e bolsista de extensão do CNPq.

A empresa Tecnisul Mecatrônica, de Estância Velha, aderiu ao programa em maio de 2012 e já sente os resultados. Um dos benefícios destacados é o aumento do faturamento em virtude das vendas que cresceram após a adesão ao ALI. Além disso, conquistou novos clientes e está exportando para Portugal e Argentina. “Este ano, o objetivo é elaborar o planejamento estratégico, estabelecendo objetivos que, a partir de agora, deixam de ser apenas sonhos para tornarem-se metas possíveis”, ressalta o proprietário Henrique Matheus da Silva. A empresa é familiar e foi fundada em 2003.

O programa ALI atendeu 2.795 empresas em 2012. Os interessados em participar podem solicitar atendimento por meio da Central de Relacionamento Sebrae ou das unidades de atendimento.

Facebook
Twitter
LinkedIn