Projeto de SC é considerado uma das 10 soluções mais inovadoras

Redação 06/08/2020
Redação 06/08/2020

Criado com o objetivo de reciclar, recondicionar e dar um destino adequado aos resíduos eletrônicos que são descartados, criando estratégias para uma gestão responsável e consciente dos resíduos eletrônicos produzidos diariamente por nossa sociedade, o Projeto ReciclaTec – do Comitê para a Democratização da Informática de Santa Catarina é um dos 10 projetos brasileiros que compõe a lista das soluções mais inovadoras de 2020 que contribuem para a produção de importante impacto socioambiental positivo no país.

A eleição é do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) que, em parceria, com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE Sampa) elencaram as iniciativas a partir de uma chamada pública que recebeu cerca de 100 inscrições.

Projeto ReciclaTec e os outros nove vencedores serão apresentados e premiados durante o II Seminário Soluções Inovadoras, que acontece nesta sexta-feira, dia 6 de agosto. Nesta edição o seminário deixará de ser realizado com encontros presenciais e será transmitido via internet pelo endereço www.youtube.com/idsbrasilquequeremos, a partir das 16h.

Além da premiação, o seminário terá uma mesa-redonda, que vai reunir a empresária Luiza Helena Trajano, da rede varejista Magazine Luiza; o empresário, político e ambientalista Ricardo Young e Adriana Barbosa, empreendedora criadora da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. Juntos, eles vão falar sobre negócios de impacto e Agenda 2030 e como essas iniciativas podem atrair a atenção de investidores.

O II Seminário de Soluções de Inovadoras tem o financiamento da União Europeia, como uma das atividades do projeto do GT Agenda 2030, que tem como objetivo contribuir para implementação da Agenda 2030 no Brasil. O evento, criado no ano passado, tem como objetivo apresentar ao país ideias que vem sendo desenvolvidas e que se apresentam como soluções para crises em diversas áreas, trazendo respostas por meio de ações mais sustentáveis. E, também, para aproximar esses projetos a potenciais investidores.

As ideia vencedoras representam as cinco regiões do país e receberão como prêmio mentoria técnica com especialistas de mercado, oferecida em parceria com o programa Green Sampa, da ADE Sampa, e Sistema B. As sessões de mentoria serão específicas sobre os desafios que cada projeto está vivendo. Serão duas sessões específicas e três sessões conjuntas sobre criação de rede e mapeamento de ecossistema, planejamento estratégico e indicadores de impacto abordando as boas práticas de mercado.

Projeto ReciclaTec tem um laboratório de recuperação e manutenção de equipamentos de informática para projetos sociais do CPDI. Assim, com os equipamentos funcionando, as instituições parceiras recebem os mesmos e podem atender seus alunos com cursos de informática básica, programação, aplicativos, robótica, e tudo isso alinhado com temas relevantes como os ODS, trabalhando o pilar da sustentabilidade e do empreendedorismo.

Tecnologias sociais

As categorias do edital foram: melhoria da saúde e educação básica; gestão do território e economia circular, para tornar cidades mais seguras, resilientes e sustentáveis; combate às mudanças climáticas e à perda da biodiversidade, para a proteção de todos os ecossistemas; disponibilidade de recursos básicos: água, saneamento, energia; e segurança alimentar, melhoria da nutrição e promoção da agricultura sustentável.

“Precisamos urgentemente acabar com a ideia de que o Brasil não tem solução. Essa falta de visão de futuro tem levado as lideranças políticas, empresariais e sociais a adotarem políticas de curto prazo, que não contribuem para a sustentabilidade do país. A solução existe e está aqui. O desafio é corrigir o rumo dos investimentos e negócios que temos feito, garantindo o financiamento (e o retorno!) da agenda de desenvolvimento sustentável”, diz Carolina Mattar, coordenadora executiva do IDS e uma das cofacilitadoras do GT Agenda 2030.

Serviço

II Seminário de Soluções Inovadoras

Quando: 6 de agosto – 16h

Transmissão ao vivo pelo www.youtube.com/idsbrasilquequeremos

16h Abertura

16h10 – Apresentação das Soluções Inovadoras

17h30 – IDS e ADE SAMPA – anúncio da premiação

17h40 – Negócios de impacto e Agenda 2030: Como atrair a atenção de investidores?

Mesa debatedora com Ricardo Young, Luiza Helena Trajano e Adriana Barbosa

18h15 – Perguntas & Respostas

18h30 Encerramento

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.