Especialista oferece dicas para investir no próprio negócio em 2018

Mãos femininas escrevendo em um caderno com celular e computador ao lado, representando a gestão de um negócio

Apesar de um cenário otimista para 2018, todo cuidado é pouco na hora de investir no próprio negócio. O País vem passando por instabilidades políticas e econômicas, o que pede mais cuidado e atenção do micro e pequeno empreendedor.

Por isso, o CEO do Elo7, Carlos Curioni, preparou algumas dicas para quem deseja criar e desenvolver seu próprio negócio em 2018. “Independentemente do momento atual que o país vem passando, o mercado não pode parar. Por isso reunimos algumas sugestões e dicas para que o empreendedor obtenha sucesso na criação e consolidação do próprio negócio”, explica Curioni.

Descubra o que você gosta de fazer: o mais importante na hora de começar a empreender é responder a questão: o que você gostaria de fazer para o resto da vida? Começar um negócio, principalmente no Brasil, não é uma tarefa fácil e muitos desafios irão surgir ao longo do caminho. Quando fazemos algo que sentimos prazer, as dificuldades acabam servindo de lição e motivação.

Mercado: o segundo passo é procurar entender o mercado em que você vai atuar. É muito importante verificar se existe demanda pelo seu produto ou serviço e qual é o nível de procura. Além disso, é necessário verificar se há alguma sazonalidade na operação, como é a competição nesse segmento, pesquisar o que os potenciais clientes falam a respeito de outras empresas no setor, e também entender o perfil do seu público-alvo.

Diferenciais: Com base no entendimento do mercado, outro fator importante para a sobrevivência do negócio é descobrir os seus diferenciais dentro desse contexto que você irá atuar. Nessa hora vale uma análise mais ampla do segmento, além da definição de um direcionamento para o negócio. Principalmente no caso dos criativos, muitos desenvolvem várias técnicas ou produtos simultaneamente, não centralizando as atenções em algo com grande potencial.

Plataforma: descobrir a plataforma que você quer vender seus produtos (e-commerce, marketplace, loja física etc) ou serviços pode ser essencial para a saúde do negócio. O marketplace pode ser uma ótima opção e é a primeira escolha de muitos empreendedores, já que permite acesso a um mercado amplo, um grande público de compradores, além do baixo investimento e custo de manutenção.

Exposição: a maneira como você expõe seu produto ou serviço diz muito sobre você. Não adianta oferecer qualidade se isso não é apresentado na hora de expor. Vale incluir fotos de qualidade com descritivo completo sobre o que é oferecido. A criatividade conta na hora de criar, desenvolver e vender.

Atendimento: uma das principais dicas para que o consumidor tenha sucesso em sua loja está relacionada ao bom atendimento. Esse, com certeza, é o tópico mais importante para o sucesso: o bom relacionamento com o cliente. E ser bom não é apenas responder rapidamente uma dúvida – é já oferecer uma solução para o consumidor. Por isso, sempre recomendamos muita interação com os compradores – conversem, se mostrem dispostos a ajudar e principalmente sejam eficientes ao solucionar uma dúvida ou problema.

Pós-venda: fidelizar o cliente é algo tão importante quanto conquistar novos. Em um mercado de alta competitividade, o suporte e excelência deve se mantido durante todas as etapas da venda.

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