Qual é a diferença entre coaching e mentoria?

Na busca pelo aperfeiçoamento profissional, é natural que as pessoas recorram a diversas formas de especialização. Porém, nem sempre cursos e treinamentos são suficientes para atender às necessidades que os fariam se sentirem satisfeitos e capacitados. Neste momento, existem alguns métodos que podem auxiliar quem deseja alcançar objetivos maiores, como o coaching e a mentoria. E qual é a diferença entre eles? Como saber qual se encaixa melhor das suas aspirações?

“O Coaching se trata de um diálogo desenvolvido em várias etapas, em que envolve o coach e o cliente a fim de alcançar um objetivo específico dentro de um prazo determinado”, explica Bruno Negretti, CEO da Knowe, plataforma de mentoria e aconselhamento profissional sob demanda. “Já a mentoria é focada na formação do indivíduo com o objetivo de fazê-lo refletir e ter novos insights sobre sua vida e carreira”, complementa.

Para Bruno, a mentoria prioriza o desenvolvimento e a evolução contínua, além de ser realizada por um profissional com mais experiência na área, que se empenha para passar conhecimentos ao interessado. “Enquanto isso, o coaching segue uma metodologia que pode ser de curto, médio ou longo prazo com o estabelecimento de metas, além do coach não ser necessariamente da mesma área que o cliente”, exemplifica.

“Os dois métodos podem ajudar o profissional a se desenvolver e alcançar importantes resultados para sua carreira. Neste momento, é preciso que a pessoa compreenda em qual momento da trajetória profissional se encontra para saber escolher qual metodologia mais se enquadra nas suas ambições”, recomenda Bruno.

Facebook
Twitter
LinkedIn