Qual o futuro do mercado de trabalho?

No início do ano, uma pesquisa feita pelo LinkedIn revelou quais são as 15 profissões do futuro. Entre as primeiras posições, destacaram-se as funções relacionadas à área de tecnologia e engenharia. No topo das colocações, está a posição de especialista em inteligência artificial. Mas, e as profissões existentes? Vão desaparecer? Para Susanne Andrade, os profissionais do futuro precisarão ficar de olho nas novidades e necessidades do mercado.

Apesar da pesquisa apontar as profissões que estarão em alta futuramente, a especialista frisa que novas ocupações irão surgir. “Muitas das profissões que teremos daqui cinco a 10 anos, não existem. Então, não temos como prever e dizer quais serão elas com precisão”.

Mesmo com as áreas de tecnologia e engenharia em evidência, Susanne salienta que o trabalhador é quem vai definir o seu futuro. “É preciso que o colaborador assuma o protagonismo e entenda qual é o seu propósito. Identificando isso, essa pessoa vai conseguir trilhar sua caminhada de acordo com o que almeja”.

Em momentos de crise mundial, a especialista aconselha a proatividade. “O profissional precisa entrar em contato com o seu líder para saber como pode colaborar dentro desse caos que estamos vivendo e mostrar a cara. Ofereça ajuda, o momento atual é muito propício para nos reinventarmos”, conclui.

*Susanne Andrade é autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, lançado pela Editora Gente, e “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”. É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) em disciplinas sobre carreira, coaching e liderança.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn