Quase 30% dos executivos de SP foram promovidos em 2010

Os bons resultados apresentados pela economia brasileira no ano passado refletiram diretamente no mercado de trabalho. Além de conseguir novos empregos, muitos profissionais foram promovidos dentro da própria empresa.

Um levantamento realizado pela Stautrh, empresa especializada em seleção de executivos, afirma que, em São Paulo, 29% destes profissionais tiveram alguma promoção ou mudança de cargo dentro da organização em que trabalham. Entre estes, 2% tiveram mudanças de cargo duas vezes ou mais.

“A maior parte das vagas é preenchida internamente por profissionais da própria empresa. Os funcionários são sempre a primeira opção para ocuparem as novas posições abertas. Quando isso não é possível, nós headhunter, entramos em cena”, explica o diretor-executivo da Stautrh, Carlos Eduardo Satut.

Nova oportunidade
Os dados revelam ainda que, entre os executivos que procuram uma nova oportunidade, 36% conseguiram mudar de emprego. Outros 10% trocaram de empresa, mesmo sem estar procurando.

Sobre a remuneração destes profissionais, a pesquisa aponta que 17% tiveram aumento, sem considerar o dissídio coletivo. Já 13% tiveram acréscimo de mais de 10%.

Novo emprego em 2011
Para os profissionais que não mudaram de emprego, mas almejam uma nova oportunidade em 2011, o coordenador da pesquisa e o diretor Comercial da Stautrh, Luiz Alencar, indica que o executivo seja proativo.

“Se o profissional está em busca de uma movimentação em sua carreira, ele precisa se preocupar com sua visibilidade no mercado. Ter seu currículo atualizado nos principais sites de empregos e consultorias de recrutamento e seleção, participar de redes sociais focadas em relacionamento profissional e investir em seu networking são iniciativas fundamentais para encontrar um novo emprego”, finaliza.

Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre 30 de novembro e 5 de dezembro de 2010. No total, participaram 256 executivos de empresas do interior e da capital do estado de São Paulo.

Facebook
Twitter
LinkedIn