(Re)começo no mercado de trabalho para profissionais acima dos 50 anos

Redação 28/05/2019
Redação 28/05/2019

Ao mesmo tempo em que a expectativa de vida dos brasileiros aumenta, maiores são as dificuldades dos profissionais acima dos 50 anos se manterem e se recolocarem no mercado de trabalho. Segundo o estudo “Envelhecimento da Força de Trabalho no Brasil”, da consultoria PWC e da Fundação Getúlio Vargas, apenas 1% dos cargos em mais de uma centena de empresas no país são ocupados por pessoas com mais de 65 anos. Diante desse cenário, o Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU) acaba de lançar o programa Empreendedor Sênior, que apoiará esse público a se reinventar e se recolocar ao mercado.

De acordo com o Alfredo Laufer, do Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU) e coordenador do programa, a iniciativa tem como objetivo quebrar paradigmas, desenvolvendo habilidades criativas e inovadoras em pessoas maduras (entre 50 e 80 anos), dando todo o suporte para que eles retornem suas atividades profissionais.  “O Programa é um excelente exemplo de como a união entre universidades, consultorias de empreendedorismo e de RH podem impulsionar encontros entre profissionais maduros com desejo de serem úteis à sociedade, contribuindo para aumentar a competitividade dos centros de ensino e empresas”, explica Laufer.

Segundo ele, o programa, que conta com o apoio da PUC-Rio e da sua incubadora de empresas, o Instituto Gênesis, é totalmente gratuito e criará um banco de dados de profissionais com larga experiência ou aposentados para que possam ser reinseridos em empresas e startups como estagiários seniores, consultores ou colaboradores em projetos acadêmicos. “Esse banco de dados será apresentado e ficará disponível para empresas que tenham interesse em serem “patrocinadoras” desses profissionais e assim poderem contar com todo o Know How e experiência de mercado que eles possuem”, diz.

Ao entrar no programa, o profissional terá acesso a rodas de conversa para que possa não só adquirir novos conhecimentos como desenvolver e/ou aprimorar suas habilidades. “Cada caso será analisado de forma única com o objetivo de detectar as habilidades do profissional e em qual oportunidade ele melhor se encaixará”, diz Fernanda Pina, responsável pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Sênior (PICT Sênior), da PUC Rio, que deu origem ao programa “Empreendedor Sênior” e já vem ajudando esses profissionais experientes.

Os encontros serão realizados na sede do Instituto Gênesis da PUC-Rio, localizado na Gávea, no Rio, e os interessados podem se inscrever pelo telefone (21) 3527-1371.

As empresas que quiserem participar do programa devem entrar em contato por Alfredo.laufer@gmail.com