Rede americana que se tornou brasileira

A criação da Boali, a primeira e maior rede de alimentação saudável do Brasil, teve início em 2007, quando quatro jovens trouxeram para o país a primeira grande rede de alimentação saudável do mundo, a Salad Creations, que foi fundada em 2004, no Sul da Flórida, EUA. A proposta inicial da marca era oferecer apenas saladas e wraps, porém, com o passar do tempo, a master franquia brasileira percebeu a necessidade de adaptar o menu ao mercado nacional. Assim, a rede passou a trabalhar com uma proposta de alimentação saudável mais ampla e completa, afastando-se totalmente da proposta americana.

Em 2015, com as vendas de saladas representando 34% do total das vendas, a empresa percebeu a dificuldade dos clientes em pronunciar “Creations” e a quantidade de cópias atribuídas à palavra “Salad” e sua associação direta ao monoproduto salada, que criava um obstáculo para a percepção dos outros itens disponíveis no cardápio. Em dezembro do mesmo ano, os sócios assinaram o distrato, de forma amigável, com a Salad Creations e criaram a Boali (uma abreviação de “Boa Alimentação”). Hoje, todas as lojas da rede já foram convertidas.

Presente no mercado de fast casual, acima do fast food e abaixo do casual dinner, a Boali tem refeições com ingredientes frescos à vista dos clientes, o cardápio vai desde “crie a sua própria salada” até pratos completos. Wi-fi gratuito e tecnologia nos aplicativos e na operação são um diferencial da marca. Os restaurantes da Boali têm visual moderno, acolhedor e único no Brasil, além de terem referências sustentáveis e naturais. É um espaço completo, onde o cliente faz o seu pedido no caixa e escolhe os ingredientes no balcão. Ele pode se acomodar em uma das mesas e degustar sua refeição sem interrupções, já que não há serviço de garçom.

Hoje, a Boali conta com 34 unidades, sendo 9 próprias. “No nosso plano de expansão, começamos 2018 com a previsão de abrir mais 12 novas lojas até o final do ano”, afirma Victor Giansante, sócio-fundador da Boali.

Raio-X

 

Tipo de negócio: Alimentação saudável / fast casual

Fundação: 2015 (como Boali)

Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil (quiosque) / R$ 400 mil (shopping) / R$ 700 mil (rua)

Taxa de franquia: R$ 55 mil

Royalties: 6%

Capital de giro: R$ 30 mil (fora de shopping) a R$ 40 mil (em shopping)

Taxa de marketing: 3%

Faturamento médio mensal: Estimado em R$ 140 mil (fora de shopping) /  R$ 100 mil (shopping)

Lucro líquido: Aproximadamente 10% a 12% sobre faturamento bruto

Prazo médio de retorno do investimento: de 30 a 40 meses

Prazo de contrato: 60 meses

 

 

Regiões de Interesse: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Aracaju, Campinas, Vitória, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Santos, São Caetano do Sul, São José dos Campos e São Luís

Área mínima: 70m² (fora de shopping) / 5m de frente – 32m² (shopping)

Funcionários:  8 a 12

 

www.boali.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn