Registro de ponto por reconhecimento facial elimina em 100% a chance de erro

Se a imagem que você tem do setor de Recursos Humanos de uma empresa são pessoas atrás de uma pilha de papel, saiba que isso já ficou pra trás. Hoje qualquer empresa que pretende fazer frente aos competidores precisa caminhar junto com a inovação. Um recente estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que para cada um 1% de investimento na área tecnológica obtém-se 7% de aumento na lucratividade da empresa a médio prazo. Diante disso, a Pontomais trouxe mais uma solução tecnológica e eficaz na área de gestão de pessoas: o reconhecimento facial para registro de ponto.

O registro de ponto online já tinha facilitado esse setor trazendo registros totalmente automatizados, fechamento das informações online, permitindo melhor acompanhamento do desempenho dos seus colaboradores e ainda controle de ausências, horas extras, atrasos, abonos e justificativas. Agora como reconhecimento facial tudo isso torna-se mais veloz e seguro.

De acordo com Gabriel Colombo, Head de Marketing e Comunicação, esta é a solução mais segura para registrar ponto sem chance de erro. “Leva apenas três segundos para bater o ponto e a segurança é máxima. Ela é garantida por um sistema antifraude baseado na tecnologia que mede os ossos da face. Portanto não existe maneira de burlar, nem com gêmeos”, comenta Colombo.

O lançamento oficial aconteceu no mês de agosto durante o CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, quando mais de mil testes foram feitos sem nenhum equívoco. Agora a versão beta está sendo lançada para comercialização e algumas empresas já estão aderindo.

Como funciona?

Na prática o reconhecimento facial é o sistema mais ágil que existe. Ele pode ser feito em qualquer lugar, através de tablets ou até mesmo pelo aplicativo da Pontomais. A única condição é que tenha disponível rede de internet no local.

O cadastro de cada colaborador é feito por fotografia, a mesma que as empresas usam em seu registro. O sistema então lê a ossatura da face, o que torna praticamente impossível que alguma falha ocorra mesmo quando existem alterações estéticas fortes como plásticas e cortes diferentes.

Além disso o sistema possui uma tecnologia chamada machine learning que permite aprendizagem contínua, visando a correção de imperfeições e aprimorando o sistema cada vez que um ponto é batido. Isso o torna cada vez mais rápido e seguro, reduzindo as chances de fraude.

O registro demora três segundos para finalizar. Do outro lado, o colaborador também recebe notificações automáticas de seus registros, estando sempre ciente de suas atividades. A plataforma também dá a opção de declarações referentes a jornadas incompletas, facilitando a jornada de trabalho e a relação funcionário e empresa.

Os valores para implementação são diversos e bastante acessíveis e começam em R$ 65 para até dez pessoas. Dependendo do plano adquirido e do número de funcionários ele ainda pode chegar a custar apenas R$ 1 por colaborador.

Sobre a Pontomais

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam dentro da lei.

Facebook
Twitter
LinkedIn