Representante do setor privado assume o papel de champion Global do Clima para a COP25

Gonzalo Muñoz, Presidente Executivo e Cofundador da TriCiclos, foi nomeado Champion da COP25, a próxima cúpula da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada no Chile, em dezembro de 2019. Esta é uma posição internacional de alto nível, nomeada pelo Presidente da Comissão e do país, Sebastián Piñera, anfitrião do evento. A figura do Champion foi criada no acordo de Paris e seu papel é aconselhar a Ministra do Meio Ambiente, Carolina Schmidt (presidente da COP25), para divulgar suas mensagens de ambição e ação climática, participando de atividades, compromissos e intercâmbios em nível nacional e internacional.

Gonzalo terá este papel pelos próximos dois anos, em que irá defender e mobilizar a ação climática de todos as partes interessadas: cidades, Estados, empresas, investidores e sociedade civil. Além de ajudar os países a traduzir a “onda” de ações  geradas na COP25, tanto na implementação quanto no aprimoramento das promessas da agenda climática no mundo. Assim como gerar alianças que nos permitam avançar mais rápido em direção a uma economia com baixa emissão de carbono e resiliente às mudanças climáticas.

A grande novidade dessa nomeação é que esta é a primeira vez na história da COP que um representante do setor privado assume o papel de champion “Ao assumir este papel, espero ajudar a mobilizar a ação climática para todos os públicos com a intenção de facilitar a aproximação de todas as partes à agenda e o senso de urgência que os governos e organizações não governamentais defendem. Trabalharei para conseguir um comprometimento da comunidade empresarial, que permita mudanças reais e urgentes, a curto e médio prazos, para avançar a agenda climática do setor privado. Juntamente com os líderes políticos, esperamos garantir que os resultados desses compromissos sejam cumpridos e implementado com sucesso. Hoje, em relação à sustentabilidade, sabemos que estamos num ponto que não podemos retroceder, nós não podemos falhar “, diz Gonzalo.

*Gonzalo Muñoz é o cofundador e presidente do TriCiclos, empresa de engenharia de economia circular vencedora do prêmio internacional “The Circulars 2019”, popularmente conhecido como o “Oscar da Economia Circular Mundial”, que  foi entregue no Fórum Econômico Mundial, em Davos, graças à gestão da empresa que ele preside. Também é co-fundador do Sistema B.

Além disso, ele é especialista em gestão ambiental, membro do Global Advisory Board da New Plastics Economy da Ellen MacArthur Foundation; Prêmio Nacional de Inovação em Meio Ambiente (AVONNI) 2011; Caráter ambiental do Chile (MMA) 2012; Empreendedor Social do Chile (Fundação Schwab) 2013; Empreendedor Endeavor desde 2014; Empreendedor social do Fórum Econômico Mundial, do ano de 2015; Líder Global Responsável (Fundação BMW) 2016. Gerente Geral, líder em sustentabilidade Chile (ALAS20) 2016.

Sobre a TriCiclos

A TriCiclos é uma empresa de engenharia e consultoria de economia circular aplicada, especializada na criação e implementação de soluções para produtos e processos focados no triplo resultado: econômico, social e ambiental. Eles têm a convicção de que o lixo é um erro de design que pode e deve ser resolvido.

A missão da TriCiclos é projetar, implementar e promover soluções que corrijam a geração de resíduos, com aplicações teóricas e práticas. Sua principal expertise concentra-se em ajudar a indústria de bens de consumo a avançar para modelos e produtos comerciais circulares, exercendo esses critérios diariamente.

Com base na experiência adquirida com a operação da maior rede de estações de reciclagem da América do Sul, a TriCiclos oferece uma infinidade de produtos e serviços,  tanto upstream – com uma abordagem de (re)design de produtos e modelos de negócios – quanto downstream – fechando o ciclo para diferentes tipos de produtos e materiais.

Dentre  os produtos e serviços estão incluídos estações de reciclagem, logística, programas educacionais, políticas públicas, consultoria de estratégias de sustentabilidade, índices de reciclabilidade e avaliações do ciclo de vida, desenvolvimento de novos produtos e serviços, design e desenvolvimento tecnológico.

Facebook
Twitter
LinkedIn