RJ: vendas do comércio devem crescer 12% no verão e Carnaval

O comércio varejista da cidade do Rio de Janeiro deve registrar crescimento de 12% nas vendas durante o verão e no Carnaval, na comparação com o mesmo período de 2009. É o que revela um estudo realizado pelo CDL-Rio (Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro).

De acordo com o presidente da entidade, Aldo Gonçalves, o verão é importante para o comércio, especialmente o do Rio de Janeiro, pois é uma estação que coincide com a alta temporada turística, reunindo ao mesmo tempo férias escolares, festa de fim de ano, Réveillon e Carnaval.

“Esse conjunto de coincidências colabora para o crescimento das vendas. Os lojistas estão animados e esperam a presença de grande número de turistas nacionais e estrangeiros na cidade, por conta do verão e do Carnaval, o que sempre estimula e movimenta o comércio”, diz.

Sobre o turismo, os lojistas acreditam que, com as ações de segurança realizadas pelo governo, o movimento de visitantes na cidade aumentará significativamente no período. O turismo influencia 67% das vendas, o que pode contribuir para superar a expectativa de 12% de crescimento.

Produtos mais vendidos
Em relação aos produtos que serão mais vendidos, o estudo indica roupas esportivas, de praia, calçados e acessórios com motivos da estação, além de fantasias e adereços para o Carnaval.

O preço médio das compras deverá ficar entre R$ 50 e R$ 200. Os consumidores deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento preferida, seguido por cartão de débito, dinheiro, cheque parcelado e crediário. As lojas da região central da cidade estimam vendas maiores que as do ano passado, seguidas pelas da zona norte, sul e oeste.
 

Facebook
Twitter
LinkedIn