Saí do casulo diretamente para a terra do Tio Sam

Desde criança busco pelo novo, diferente e inusitado. Nasci em São Paulo, mas me considero gaúcha, já que morei minha vida inteira em Porto Alegre. Estudei Administração com ênfase em Marketing na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, depois fiz a Pós-Graduação em Comunicação de Moda em Milão no IED (Instituto Europeo di Design).

Já tive uma Agência de Conteúdos e um brechó, e foi nessa época que a idealização da Insecta Shoes começou. Fiz uma parceria com a MAG-P Shoes, que produzia calçados com excessos de couro da indústria, e o brechó Urban Vintagers, e nosso objetivo era produzir sapatos com esses tecidos. A união deu origem a 20 pares exclusivos que posteriormente foram vendidos no brechó, e foi exatamente neste momento, o início da empresa. A marca segue em busca constante por eliminar resíduos e substituir materiais por alternativas sustentáveis.

Sempre tive essa ligação e preocupação com a natureza, desde a abertura do brechó, mas me aprofundei no assunto e comecei a estudar mais sobre a questão quando abri a empresa. Para mim, não fazia sentido apenas ter mais uma marca de calçados sem um grande propósito, a criação surgiu de uma collab, e com o produto em mãos, vimos potencial nisso, um produto inovador que causaria um impacto verdadeiramente positivo.

Todos os nossos modelos são feitos com a reutilização de roupas vintages, garimpadas em diversos locais, e tecido ecológico feito com a reciclagem de garrafas PET. O solado também é de borracha reaproveitada e o restante dos materiais usados são excedentes do mercado, coisas que seriam descartadas pela indústria. Os sapatos são inteiramente produzidos no Brasil. Além da preocupação ambiental, a empresa também leva em consideração o bem-estar do público-alvo da marca. Os produtos têm palmilha feita em formato de colmeia, que garante conforto extra, revestida em tecido sintético. O calcanhar também recebe mais espuma, e a sola é de borracha reciclada, super maleável e molinha, o que nos permite até dobrar o sapato ao meio.

O material que usamos é comprado de cooperativas de reciclagem. Além disso, os itens são feitos em um ateliê localizado em Novo Hamburgo (RS) produzidos em quantidade limitada, com estampas exclusivas. Um a um, manualmente. Há também bolsas, mochilas, planners, copos, cheirinho, ecobags e cadarços. Começamos com 100 pares e hoje produzimos quase mil por mês.

Em 2020, me mudei para o Canadá. Nosso plano é expandir para os EUA e Europa, além de abrir outras unidades físicas no Brasil. Desde 2014, já foram utilizadas para a produção dos itens mais de 21 mil garrafas de plástico, 2 mil metros de tecido reaproveitado, 1 tonelada de algodão reciclado, 1,6 toneladas de caixas de papelão e mais de 7 toneladas de borracha reciclado. Queremos polinizar a terra. Queremos repensar a rede produtiva, mostrar que dá pra fazer diferente, gerir um modelo de negócios mais “ecocêntrico” e menos egocêntrico.

*Barbara Mattivy é fundadora da Insecta Shoes,  marca B-Corp brasileira de sapatos e acessórios veganos.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn