Saiba como usar o Instagram Stories a favor do seu negócio

Silvia Martins 16/10/2019
Silvia Martins 16/10/2019

A ferramenta Instagram Stories virou uma febre na rede social desde o seu lançamento, em 2016. Segundo dados do Facebook, mais de 400 milhões de usuários usavam os stories diariamente, no segundo semestre de 2018. Mas o que muitas empresas e marcas estão descobrindo, é que essa função de publicar fotos e vídeos curtos por apenas 24 horas, é o canal perfeito para aplicar estratégias de conteúdo que podem aumentar a audiência e até mesmo as vendas do seu negócio.

Segundo um estudo da empresa Socialbakers, o Instagram já tem três vezes mais interações que o Facebook. De acordo com a pesquisa, que avaliou mais de 13 milhões de perfis no mundo todo, o story é a plataforma com maior engajamento de conteúdos publicitários na rede social. Não à toa, em apenas um ano, a função cresceu 21% para fins comerciais.

De acordo com a especialista de marketing digital para microempresas, Silvia Martins, que oferece consultoria de redes sociais para microempreendedores e autônomos, os stories são um sucesso absoluto no Instagram, porque proporciona um ambiente mais informal e pessoal para que o consumidor se comunique com as marcas.

“Um conteúdo bem-sucedido no story consegue ser criativo e dinâmico ao mesmo tempo. Ele aguça a curiosidade dos seus seguidores, para que eles estejam sempre acompanhando o perfil e não percam nenhuma informação temporária publicada na plataforma. Os stories ainda criam um canal de diálogo entre o cliente e a marca, uma aproximação mais pessoal e personalizada. Se a empresa souber usar essa função da forma correta, produzindo conteúdo relevante e usando stickers de pesquisa, é possível até mesmo descobrir qual é o perfil do seu público, o que eles desejam assistir nesse canal e consumir, aumentando a audiência e as vendas da sua marca”, explica.

Para quem é autônomo e está dando os primeiros passos nesse universo digital, a dica da especialista é simples: não tenha vergonha de aparecer! “Nos meus cursos de Instagram, sinto que a principal dificuldade dos alunos é aparecer nos stories. Eles ficam com vergonha da sua imagem, se sentem inseguros, e por isso, perdem uma grande oportunidade de vendas. Sempre digo que é preciso mostrar ao consumidor quem está por trás do negócio. Apresentar um rosto amigo ao cliente. Publicar uma foto e escrever um texto todo mundo pode fazer, mas quem está na linha de frente da conta e consegue se comunicar, alcança mais audiência. As pessoas têm empatia umas com as outras nas redes sociais, então dar um rosto à marca é o segredo para o sucesso nos stories”.

É o caso da Patrícia Paz, à frente da loja de calçados Shoes U, e que participou de uma mentoria para stories com a especialista Silvia Martins. Para a empreendedora, desafiar o seu medo de aparecer na ferramenta foi fundamental para trazer segurança e, consequentemente, aumentar suas vendas. “Eu tinha muita vergonha de aparecer. Me fazia várias autocríticas para não dar início a esse trabalho de stories, mas com a ajuda da Silvia Martins pude trabalhar a minha confiança. Depois que comecei a aparecer na plataforma, percebi que os meus seguidores tinham realmente interesse em me conhecer, em ver o meu rosto, em saber mais sobre mim. E essa aproximação trouxe retorno efetivo em vendas. Nunca imaginei que simplesmente aparecer no stories pudesse trazer esse tipo de retorno, mas aconteceu. Por isso, recomendo a todos a tarefa”, conta.

 

Breve Histórico

Silvia Martins (@silviamartinsmkt) é formada em Marketing com MBA em Gestão Empresarial e Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Depois de 17 anos no mercado corporativo – em grandes companhias, como McDonald’s e DPaschoal –, a paulista investe agora em uma nova fase da sua carreira, onde aposta em conteúdo de marketing digital para microempresas. Silvia, que também atua como palestrante em grandes eventos Brasil afora, foi uma das poucas brasileiras selecionadas para participar do F8, conferência anual do Facebook voltada para desenvolvedores, que aconteceu no início de maio de 2019, na Califórnia (EUA). Hoje, a paulista é referência no Brasil quando o assunto são cursos sobre estratégias de marketing para potencializar as vendas nas redes sociais (Facebook Instagram).

 

www.silviamartinspro.com.br

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