Sebrae busca negócios para alimentação sustentável

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) participa da 26º Super Rio ExpoFood, aberta ontem (18), no Riocentro, com a meta de divulgar o segmento da alimentação sustentável, com uso de produtos de pequenos agricultores das diferentes regiões fluminenses.  O evento é considerado uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia da América Latina.

O estande reúne agricultores familiares, produtores orgânicos, agroindústria, fabricantes de cachaça certificada e de café de qualidade, “tudo com práticas sustentáveis. Essa é a proposta, de a gente mostrar  a diversidade e [os caminhos de] como o estado do Rio pode se destacar na agricultura, com produtos de qualidade”, disse à Agência Brasil a  coordenadora da Área de Alimentos do Sebrae-RJ, Mariângela Rossetto Champoudry.

A meta é mostrar aos pequenos agricultores as possibilidades de mercado, disse ela, e acrescentou que o espaço Sebrae-RJ está aparelhado para rodadas de negócios. “Nós estamos com 32 compradores, empresários de restaurantes, que também estão dentro da cadeia de alimentos, além de hotéis”. Os produtores fluminenses serão apresentados a esses empresários como potenciais fornecedores. A ideia é criar oportunidades de negócios para produtores, associações, cooperativas, empresários e agroindustriais, segundo ela.

O Sebrae-RJ iniciou um mapeamento do segmento de alimentação sustentável no estado, e Mariângela estima que em torno de 400 pessoas trabalham, atualmente, com práticas sustentáveis de produção no estado. Número que tende a crescer, segundo ela, porque “a gente está caminhando e  crescendo, até em função de oportunidades grandes que vêm aí. As Olimpíadas vão puxar muito pelos produtores do estado do Rio”, disse.

Nas oficinas gastronômicas, que serão oferecidas no estande do Sebrae-RJ, durante a feira Super Rio ExpoFood, chefs renomados vão elaborar pratos com insumos da agricultura fluminense, mostrando preparações também de forma sustentável.

Segundo informou a assessoria de imprensa do Sebrae-RJ, a programação destaca a  importância da redução do desperdício dos alimentos e o desenvolvimento  da capacidade produtiva, comercial e promocional da gastronomia fluminense por meio da difusão do conceito de “Curto Circuito”,  que  incentiva a gastronomia a trabalhar com insumos da agricultura local.

Facebook
Twitter
LinkedIn