Sebrae vai apoiar 140 projetos que utilizam tecnologia social

O Sebrae vai apoiar 140 projetos de diversas entidades do País para difundir tecnologias sociais de interesse de micro e pequenos empreendimentos e de produtores rurais. As propostas foram selecionadas a partir de edital publicado pela Instituição para projetos de utilização de bioenergia, sistemas de produção com aproveitamento sustentável de resíduos, sistemas de cultivos agroecológicos e aproveitamento sustentável de produtos da floresta. Ao todo, concorreram 307 propostas.

O Rio de Janeiro foi o estado que mais teve propostas aprovadas (13), seguido do Paraná (12), da Bahia (11) e da Paraíba (11). Os projetos só não serão desenvolvidos em Roraima e no Distrito Federal, onde não houve entrega de propostas. A lista completa das instituições selecionadas está no portal do Sebrae (www.sebrae.com.br). A Instituição vai repassar recursos não-reembolsáveis para apoiar esses projetos, que devem levar ao campo tecnologias de baixo custo que contribuam para melhorar as condições de competitividade e sustentabilidade.

A coordenadora nacional da carteira de agricultura orgânica, Maria Maurício, destaca que 62% das propostas solicitaram apoio para cultivos agroecológicos. "Esse tema tem relevância pelo alto valor agregado conferido ao produto agroecológico em decorrência de exigências de um mercado específico, que cresce a ordem de 30% ao ano, e é formado por consumidores que buscam um modo de vida saudável e têm preocupação com a preservação do meio ambiente", explica. "Isso representa melhor remuneração ao produtor, conseqüentemente, elevação da renda familiar", completa.

Maria Maurício ressalta que o perfil das propostas que serão apoiadas gira em torno da preocupação das instituições com a preservação ambiental e aproveitamento das potencialidades locais, o que contribui para para elevar o capital social e econômico dos territórios. "Há também propostas para implantar e aprimorar ações no campo da inovação e da pesquisa como forma de promover o desenvolvimento", diz.

@@@

Ações

Dos projetos aprovados destacam-se ações ligadas a aproveitamento de resíduos animais para a produção de biogás e biofertilizantes; aproveitamento de resíduos de caju para fabricação de ração; uso do resíduo tóxico da mandioca (manipueira) como insumo de base na produção orgânica; e resgate e multiplicação de sementes crioulas – aquelas modificadas ao longo dos anos sem passar por processos químicos – para sua manutenção genética e garantia de sustentabilidade de assentamentos.

O gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional, Juarez de Paula, destaca que o atendimento ao edital superou as expectativas. "Isso é o reflexo da importância de se difundir tecnologias de baixo custo, de fácil reaplicação e que contribuam para promover a inclusão social e melhoria da qualidade de vida", afirma.

As instituições com projetos aprovados serão contatadas até o dia 22 de setembro pelas unidades do Sebrae nos estados. A assinatura do instrumento legal para a transferência dos recursos às entidades selecionadas será efetuada entre o Sebrae do estado e o proponente do projeto. O prazo de execução dos projetos é de 18 meses contados da data da sua contratação. O acompanhamento será realizado pelo Sebrae estadual, que deverá apresentar relatórios semestrais.

Tecnologia Social

Tecnologia Social se refere a técnicas ou metodologias desenvolvidas em parceria com uma comunidade no intuito de buscar soluções efetivas na transformação sócio-econômica do território. Difundir essas tecnologias significa levar esse conhecimento ao produtor para que ele o incorpore ao processo produtivo e obtenha melhores resultados.

O Sebrae decidiu trabalhar com tecnologia social por conta de sua eficiência na consecução de resultados econômicos, sociais e ambientais. Além disso, a tecnologia social é responsável por possibilitar a elevação da competitividade empresarial com o aprimoramento das cadeias produtivas.

Facebook
Twitter
LinkedIn