Sem sacolinha, 4 a cada 10 pessoas desistem de comprar

 O paulistano não está feliz com o fim das sacolinhas, segundo pesquisa realizada pelo DataFolha, quatro em cada dez entrevistados (39%) disseram que já desistiram de fazer as compras por não dispor de sacolas plásticas para transportar seus produtos, outros 23% disseram desistir no caixa na hora de pagar as contas.

Ainda 69% dos consumidores entrevistados querem as sacolinhas de volta.

Segundo o estudo, o acordo entre a Apas (Associação Paulista de Supermercados) e o governo do Estado de São Paulo, que obrigou os supermercados a suspenderem a distribuição dessas embalagens, é visto pela população como desvantagem para o consumidor, ganhos econômicos para os supermercados e nenhuma vantagem para o meio ambiente.

Para 43% dos entrevistados o principal motivo para o fim das sacolinhas foi interesse econômico dos supermercados e outros 35% acreditam que foi por imposição das autoridades.

Apenas 22% dos entrevistados acreditam que o acordo teve como objetivo a preocupação com o meio ambiente. Ainda 64% afirmam que os supermercados foram os que mais ganharam coma medida.

Cobranças das sacolas retornáveis
A maior parte dos consumidores entrevistados (73%) são contra a cobrança das sacolas retornáveis e 88% também são contrários à cobrança de sacolas plásticas .

Com relação à praticidade, 69% da população declararam que fica mais difícil transportar as compras em sacolas retornáveis, e 53% apontam que as embalagens retornáveis são menos higiênicas que as sacolas plásticas comuns.

Facebook
Twitter
LinkedIn