Semana do Empreendedorismo chega a 2 milhões de pessoas

Sebrae integra o maior movimento do setor no mundo e organiza atividades em todo o Brasil

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2013 começou ontem (18) ao redor do mundo. O movimento busca fortalecer a cultura empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreenderem. O Sebrae faz parte do Conselho Nacional da Semana, que este ano conseguiu juntar mais de 130 países, milhares de organizações e deve chegar a 2 milhões de participantes. Só no último ano, o evento mobilizou no Brasil mais de 1,6 milhão de pessoas, com quase 4 mil atividades – o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com três premiações internacionais. 

A principal característica do movimento é convidar pessoas e organizações envolvidas com empreendedorismo a serem parceiras da causa e criar atividades sobre o tema. Os interessados em oferecer atividades podem cadastrá-las no site www.semanaglobal.org.br. São feiras, exposições,workshops, desafios, gincanas, palestras não apenas durante a semana, mas no mês inteiro. O Sebrae agendou diferentes ações em cada estado.

Uma delas estará disponível on line, voltada a quem tiver perfil inovador e interesse em se diferenciar no mercado. A palestra do professor Silvio Meira será transmitida via internet e permitirá interação não só com quem está assistindo à palestra presencialmente, mas também virtualmente. A apresentação será no auditório do Sebrae em Goiás, no dia 28, às 19h.

“Capacitar-se é fundamental para ter sucesso ao empreender. Por isso, uma semana global voltada para esse tema é muito importante. Abre os olhos de quem sonha em ter o próprio negócio e estimula a pessoa a fazer isso da forma correta: planejando e buscando aprender com a experiência de outros empresários”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

A Semana, que é patrocinada pelo Instituto Redecard, Santander e Sebrae, e conta com o apoio institucional das Organizações Globo e da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, tem a Endeavor como anfitriã, auxiliando na coordenação dos parceiros e na conexão de milhares de embaixadores do movimento. Além disso, conta com mais oito organizações que auxiliam na estratégia e que formam o Conselho Nacional – Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemísia, Ashoka, Brasil Júnior, Conaje, Junior Achievement e Sebrae.

Grandes nomes internacionais também apoiam a causa, como Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, príncipe Charles e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton. No Brasil, a lista conta com Luiza Helena Trajano, empresária e presidente do Magazine Luiza, Luiz Seabra, fundador da Natura, Oscar Metsavaht, criador da marca Osklen, entre outros.  

Seis Passos

Com o tema Se existe um sonho, existe um caminho!, a Semana tem como meta despertar e lapidar o espírito empreendedor nas pessoas e organizações brasileiras. Busca trazer discussões acerca dos Seis Pilares Para um País Mais Empreendedor sugerido pela OCDE: Ambiente Regulatório, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capacitação e Cultura. “A expectativa é de que, durante novembro, em todo o Brasil, ocorram mais de 3 mil eventos, entre palestras a competições, para fortalecer nosso espírito empreendedor”, explica a coordenadora da Semana Global de Empreendedorismo no Brasil, Marcella Monteiro de Barros Coelho.

Engana-se quem acha que as atividades são destinadas apenas às pessoas que sonham em abrir um negócio próprio. “Se você sugere mudanças e busca inovar, tem brilho nos olhos, bota pra fazer e tem vontade de transformar sua realidade, seja no ambiente de trabalho ou mesmo no seu dia a dia, você já está empreendendo. Empreender é buscar tornar real uma ideia”, destaca Marcella.

A programação completa está disponível no site: www.semanaglobal.org.br. Os interessados podem selecionar as atividades de interesse de acordo com cidade/estado, temas de interesse, entre outras características. Novidades sobre a Semana Global também podem ser acompanhadas pelo Twitter (@SemanaGlobal) e Facebook: http://migre.me/fOlFv.

Facebook
Twitter
LinkedIn