Setor de seguros deve crescer até 15% este ano com novas iniciativas

seguros crescimento

Para Wladimir Chinchio, CEO da Emotion Seguros, o investimento financeiro somado à tecnologia e à inovação possibilitou o cenário positivo 

De acordo com dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg),  o setor de seguros deve crescer entre 13% e 15% este ano. Só no mês de fevereiro, o aumento foi de 21,3% em relação ao mesmo mês de 2021, mesmo em um cenário de baixo crescimento econômico, inflação em alta e juros elevados.

Os números positivos refletem investimentos no setor, tanto financeiro, como na modernização dos serviços. A CNSeg afirma que, só em saúde suplementar, foram aplicados R$200 bilhões em atendimentos, consultas, exames e cirurgias em 2021. A indústria pagou, ainda, R$393,2 bilhões em benefícios, indenizações e sorteios, representando 6,3% do PIB e reforçando a importância deste segmento.

Somado aos valores, a aplicação em tecnologia, com foco no aprimoramento do setor, trouxe comodidade ao cliente e a implantação de dispositivos como a telemedicina, impactou de forma positiva no lucro de seguros.

Wladimir Chinchio, CEO da Emotion Seguros, afirma: “só em tecnologia, os investimentos previstos para este ano, pela empresa, são de R$ 1.2 milhões e futuramente há ainda a previsão de compor um serviço completo, oferecendo bem-estar, com programas de atividades físicas e de saúde mental. É preciso proporcionar experiências agradáveis ao cliente e a tecnologia é uma grande aliada nisso.”

De acordo com um relatório recente da Deloitte, um terço das seguradoras espera que as receitas sejam significativamente melhores este ano e a demanda por seguros deve continuar aumentando em todo o mundo.

Wladimir Chinchio ressalta que “ a expectativa é fechar 2022 com mais de 22.000 apólices novas e estamos falando apenas de uma empresa desse segmento. Portanto, no geral, os números são muito maiores e a expansão tem projeção de continuar em alta futuramente.”

Entre outros segmentos de seguros que também cresceram entre 2021 e 2022, o setor de automóveis teve destaque principalmente em relação à Cobertura de Pessoas, acumulando quase R$16 bilhões. Seguros contra riscos ou economias registraram números altos em razão dos riscos e incertezas trazidos pela pandemia, e podem ultrapassar os R$ 3 milhões só em prêmios globais.

Para 2022, espera-se uma perspectiva positiva para o mercado de seguros.  “É preciso esforçar-se para proporcionar a melhor experiência ao utilizador, e direcionar as apólices de que realmente necessita. Da mesma forma, o trabalho continuará focado na promoção de uma cultura de prevenção para que cada vez mais pessoas conheçam a importância de ter apoio financeiro para amortecer despesas em caso de imprevistos como morte, acidentes, doenças, acidentes, etc”.

Finalmente, as tendências apontam fortemente para as apólices de seguro de vida, especificamente este seguro apresenta uma previsão de crescimento de 4% em 2022. Por sua vez, os seguros contra riscos ou economias podem se beneficiar do efeito da pandemia e ultrapassar 3.000 milhões de prêmios globais.

Após encerrar o último mês do ano passado com desempenho muito positivo, no primeiro mês do ano, a contratação de seguros foi 16,1% menor na comparação com dezembro de 2021. A melhor base de comparação, porém, é contra o mês de fevereiro do ano anterior, que registrou crescimento de 21,3%, conforme dados da CNSeg.

Sobre a Emotion Seguros – A Emotion é a 1ª seguradora do mundo criada para inspirar pessoas a celebrar e a eternizar suas histórias de vida. Pioneira ao criar os seguros emocionais, a seguradora digital utiliza o conceito de marca como terapia somado ao uso da Inteligência Artificial para oferecer a melhor experiência na utilização do benefício aos clientes, de forma segura e acolhedora. A startup é liderada pelo CEO Wladimir Chinchio, que possui mais de 25 anos de experiência no setor de seguros. Investidor anjo, ele também é fundador da Vayon Insurance Solutions, aceleradora de soluções digitais para o mercado de seguros.

Facebook
Twitter
LinkedIn