Sinqia investe R$ 50 milhões em startups e inovação

A Sinqia, empresa líder em tecnologia e inovação para o mercado financeiro, investirá mais de R$50 milhões em inovação e startups por meio de fundos de Corporate Venture Capital (CVC) a partir de 2021. A companhia anunciou o lançamento do Torq Ventures, hub de inovação e, agora, de investimentos da empresa. A novidade na estratégia de Open Innovation, é um movimento para acelerar a inovação na companhia, trazendo evolução para o mercado financeiro. Neste momento, a companhia fechou parcerias com a Astella Investimentos e a PARALLAX Ventures e investirá em empresas que tenham sinergia com seu negócio e que possam trazer complemento ao portfólio e agregar tecnologias emergentes.

Nos próximos cinco anos, os investimentos serão voltados para dois conjuntos de iniciativas:  investimentos indiretos, por meio gestora especializadas; e diretos por meio da aquisição de participações minoritárias nas startups que apresentarem sinergia relevante com o ecossistema da empresa. Segundo Leo Monte, diretor de Inovação da Sinqia, neste momento o foco será investir em startups, que agregam principalmente tecnologias em prol de Open Banking, Integração, BaaS, Inteligência Artificial, Pagamentos, Crédito e Risco. “Esse é mais um passo importante que estamos traçando nesse movimento de nos integrar ainda mais com o ecossistema de novas tecnologias. Acreditamos no conceito do Open Innovation em que nos unimos com outras empresas para acelerar esse processo de evolução, queremos ter acesso às melhores oportunidades para desbravar o futuro do nosso segmento”, destaca.

A escolha dos fundos levou em conta o portfólio atual e a estratégia dos novos fundos em captação, do lado da PARALLAX, com foco em fintechs, e da  Astella com uma ótima originação e expertise em aportes em startups de crescimento exponencial. “Com esse movimento teremos acesso ao pipeline do nosso segmento, estaremos à frente no fluxo de negócios entre Seed e Série A, acessando startups de qualidade no timing correto, potencializando ainda mais a nossa estratégia e também contribuindo como plataforma de distribuição, agregando valor para as investidas”, completa Monte.

Segundo Fabio Dutra, co-fundador e Managing Partner da PARALLAX Ventures, a chegada da Sinqia como investidora e parceira dentro do programa Corporate Venture In-a-Box, valida de forma  inequívoca a percepção mútua que juntos poderemos gerar mais valor. “Pelo fato de sermos especialistas em Fintechs, oferecemos uma proposta de valor imbatível, em termos de competências específicas e qualidade no dealflow (oportunidades de investimento), para a Sinqia que também é focada no mercado financeiro. Estamos muito animados com o projeto”, comenta.

Já para Laura Costantini, co-fundadora da Astella, a  proximidade da Sinqia com os fundos de Venture Capital e participação ativa fortalecem e trazem novas perspectivas para o ecossistema e inovação no Brasil. “Estamos muito felizes em poder compartilhar conhecimento, visões de futuro e oportunidades com o time da Sinqia, uma empresa que inova e se renova constantemente através de aquisições e parcerias com scaleups.” complementa.

No caso dos investimentos indiretos, para o estágio “Seed”, o programa mantém a parceria com a Darwin Startups, por meio da qual aportou em 6 startups no batch 8 e que algumas delas já estão integradas às soluções da empresa. A aceleradora é responsável pela evolução de mais de 70 startups durante nove ciclos e eleita três vezes consecutivas (2018, 2019 e 2020) como o melhor programa deste conceito no Brasil pelo Startups Awards, da ABStartups. A Sinqia ainda segue sua estratégia de consolidação que é responsável por um track record expressivo de 17 aquisições bem-sucedidas nos últimos anos.

Sobre a Sinqia

A Sinqia é líder em transformação digital e inovação do setor financeiro no Brasil e uma das maiores provedoras de tecnologia e serviços para este segmento. Oferece quatro plataformas de softwares (Sinqia Bancos, Sinqia Fundos, Sinqia Previdência e Sinqia Consórcios) e duas de serviços (Sinqia Outsourcing e Sinqia Consulting). Desde 2005, executa uma estratégia de consolidação que resultou na liderança do setor após 17 aquisições e mais de 400 clientes. É uma das empresas que mais crescem no Brasil e, em 2017, 2018, 2019 e 2020  foi eleita uma das 100 maiores Fintechs do Mundo, de acordo com a IDC. Além disso, sua excelência em governança levou a companhia ao Novo Mercado da B3, um grupo seleto de empresas na bolsa, e em 2020, a Sinqia entrou no ISG Provider Lens, que qualifica as empresas prestadoras de serviço e é uma importante referência para compradores de tecnologia.

Sobre a Astella

A Astella é uma gestora de fundos de investimento de Venture Capital que investe em empresas brasileiras de tecnologia, nos estágios Seed e Série A, fundadas por empreendedores missionários que estão construindo soluções inovadoras para os principais setores da economia Brasileira. A Astella apoia os empreendedores das empresas investidas com capital e uma ampla base de conhecimento e conteúdo proprietário, experiência e uma rede de contatos e especialistas.

Com 12 anos de trajetória, e atualmente em seu quarto fundo, a Astella já investiu em mais de 30 empresas, entre elas: RD Station (nova marca da Resultados Digitais), Omie e Sallve.

Sobre a PARALLAX Ventures

A PARALLAX Ventures é o primeiro e único Venture Capital especialista em fintechs do Brasil. Fundada em 2018, tem uma abordagem muito ativa na relação com as suas investidas e ao longo dos últimos 3 anos está construindo um portfólio cada vez mais robusto e de alta performance. Tem nomes que são referência nos seus respectivos mercados como CERC, ASAAS e Monkey já reconhecidas por rodadas recentes ou em andamento de investidores de 1ª linha locais e estrangeiros e outros em franca expansão como BBNK, Ali Crédito e goLIZA. Em 2020, lançou o programa Corporate Venture In-a-Box oferecendo uma solução estruturada para as empresas que desejam participar de forma próxima do ecossistema das Fintechs, contribuindo de forma ativa e seguindo os princípios de Inovação Aberta.

Facebook
Twitter
LinkedIn