Soft skills no empreendedorismo

As nossas chances de suceder em qualquer atividade que nos dispomos a realizar está ligada a variadas habilidades.  Um termo que se utiliza para descrever essas habilidades são os chamados soft e hard skills. Os hard skills dizem respeito essencialmente ao nosso conhecimento sobre o assunto. Então se você é um empreendedor com especialização em finanças, esse é um hard skill que você possui. Muita gente acha que isso é o suficiente. Pensam, por exemplo, que ter um curso superior basta para exercer bem uma determinada profissão. Na realidade, o que vemos é que na prática precisamos mais do que apenas conhecimento. Precisamos de outras habilidades.

É aí que entram os soft skills. Esses dizem respeito muito mais a habilidades pessoais que são tão determinantes na prática quanto o próprio conhecimento. Entram nesse contexto as habilidades sociais, emocionais, de liderança e a forma de pensar (se você é uma pessoa negativa ou positiva, por exemplo). O conceito de soft e hard skills se aplica à pessoas e profissionais de todas as áreas. Aqui quero levantar alguns de soft skills importantes para o empreendedor.

Versatilidade

Quem já trabalhou numa grande empresa sabe que existem diversos departamentos e uma pessoa para cada uma das coisas mais importantes que precisam ser feitas. No empreendedorismo essa realidade é diferente. O empreendedor muitas vezes está sozinho ou com uma pequena equipe para dar conta de todos os mais diferentes aspectos do negócio. Se não é a sua área de conhecimento precisa estar disposto e estudar o assunto e dar um jeito de resolver.

Atitude

Os negócios são muito dinâmicos, o mercado é veloz e os clientes exigentes. Por isso não há chance pra quem fica sentado esperando. O empreendedor precisa ser uma pessoa de atitude e que faça o que precisa ser feito na hora sem jogar pra mais tarde.

Resiliência

Ser resiliente é superar obstáculos e continuar na luta sem se deixar abater. Empreender é motivador e extremamente animador e empolgante logo de início. Mas passada a euforia inicial, você entra num modo trabalho intenso, geralmente acompanhado de um tempo de poucos resultados e muitos obstáculos. Até conseguir ultrapassar essa barreira e poder navegar em mares mais calmos, o empreendedor precisa batalhar muitas tempestades com força e coragem se mantendo firme na sua jornada para chegar no seu objetivo.

Esses são apenas alguns exemplos de soft skills importantes no empreendedorismo. Está longe de ser uma lista completa. Certamente você pode enumerar muitos outros. Ser empreendedor é uma atividade fantástica e desafiadora que exige conhecimentos e habilidades variadas. Percebê-las e se desenvolver em cada uma delas é uma forma de se colocar em uma melhor posição para vencer.

Facebook
Twitter
LinkedIn