Software ajuda a inserir pequenos no comércio internacional

Plataforma gratuita de empresa catarinense auxilia micro e pequenas empresas a exportar

A falta de capacitação teórica e prática aliada à burocracia das rotinas e procedimentos que envonvem o comércio exterior levaram à criação do software InTrade e dosite InTradeBook.com, que ajudam a inserir micro e pequenas empresas no comércio internacional.

De acordo com a diretora da empresa catarinense In Trade Book, Denise Karst Felix, as ferramentas são totalmente gratuitas. “A intenção é facilitar uma operação de exportação e importação e ajudar pequenos negócios a se tornarem grandes no comércio internacional, visto que dos sete milhões de micros e pequenas empresas, mais de um milhão são empreendimentos industriais e somente 10 mil empresas exportam”, destaca.

O software InTrade foi desenvolvido com 504 alternativas de operação de exportação e outras 504 alternativas de operação de importação, por meio de uma dinâmica de passo a passo, que inicia com a habilitação do usuário para exportar ou importar e encerra após a entrega ou recebimento da mercadoria. Atualmente, existem 4,5 mil usuários individuais do software e 34 faculdades que o utilizam em aulas de comércio exterior.

A InTradeBook possui sede em Florianópolis (SC) e tem uma equipe formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência em importação, exportação e docência, somando conhecimentos em comércio internacional e tecnologia.

A partir deste ano, a InTradeBook passou a fazer parte do MIDI Tecnológico, incubadora mantida peloSebrae em Santa Catarina e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). Também em 2013 foi selecionada entre as 20 primeiras startups do projeto StartupSC, do Sebrae no estado.

Facebook
Twitter
LinkedIn