Soluções brasileiras para engenharia elétrica avançam nos mercados externos

Desenvolver, aprimorar e melhorar o rendimento de equipamentos que impactam diretamente na distribuição de energia elétrica. Estes são apenas alguns dos objetivos cumpridos pelos sistemas da Iltech, que já geraram economia de mais de U$ 400 milhões para clientes. A empresa catarinense de tecnologia detém uma importante fatia do mercado nacional de transformadores, com mais de 50 marcas atendidas. E agora começa a dar passos além da fronteira: com mercado já mapeado e interessado nos Estados Unidos, acaba de anunciar a abertura de uma unidade em Portugal.

No país norte-americano, a Iltech conta com uma consultoria especializada que já está em fase de apresentação das plataformas para stakeholders. “O mercado para este tipo de solução lá é maior por conta da própria organização da distribuição de energia. Há mais fabricantes de transformadores, por exemplo, então o potencial para geração de negócios é enorme”, comenta William Prange Theobald, diretor de operações e fundador da Iltech. Com os feedbacks destas primeiras apresentações, a empresa está em fase de análise sobre a forma de comercialização e distribuição.

Já em Portugal, o processo é para a abertura de uma unidade de negócio física. Por lá, a Iltech participa de editais que apoiam iniciativas de inovação e está já trabalhando com o potencial do mercado. A estratégia, no entanto, vai além do território português. “Entendemos que Portugal pode ser um início importante para chegarmos a outros países da Europa e sem a barreira do idioma. Por isso, optamos por investir na abertura de endereço em Lisboa”, explica William.

A inovação, de acordo com a Iltech, é o grande combustível para que os negócios avancem nestes e em outros países nos próximos anos. “Os desenvolvimentos voltados à eficiência energética têm um potencial enorme a ser explorado, já que a distribuição energética não foi tema de grandes discussões e novidades nos últimos anos. Agora, em virtude da limitação da criação de novas fontes geradoras de energia, um sistema mais eficiente, tem se mostrado a única saída viável. As nossas soluções podem contribuir muito neste processo”, finaliza.

A sede da Iltech fica em Blumenau (SC). A empresa tem mais de 10 anos e lançou em 2017 uma nova versão dos seus sistemas.

Sobre as soluções
As soluções da Iltech se dividem em três frentes. A primeira é o SISREC, uma solução que agiliza o desenvolvimento de projetos de transformadores, auxiliando o projetista em construir o transformador de forma mais eficiente e barata de acordo com as normas de fabricação. A agilidade está ligada diretamente a geração de protótipos 3D, desenhos de fabricação CAD e lista de materiais integradas em uma única solução.

Já a segunda frente de atuação da Iltech está ligada a área de pesquisa e desenvolvimento onde a empresa está em constante busca de novas tecnologias que possam ser incorporadas às soluções criando diferenciais de eficiência através de novos métodos e designs para o transformador.

Por fim, a Iltech também atua na criação de hardwares de baixo custo para a fase de operação do transformador, trazendo inteligência ao equipamento e tornando sua atuação ainda mais eficiente.

Facebook
Twitter
LinkedIn