Sonho de empreender está entre os quatro maiores desejos do brasileiro

De acordo com a pesquisa anual do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), empreender está no quarto lugar na lista dos sonhos do brasileiro, atrás apenas da casa, carro e viagens. Outro levantamento da GEM aponta que 25% da população brasileira adulta deverá ter um negócio em 2020. Mas será que todo mundo sabe por onde começar? Uma saída para muita gente que ficou desempregado este ano, foi usar o dinheiro da rescisão para apostar em uma franquia, ou melhor, em uma microfranquia. Em julho, a busca por esse tipo de negócio, comparado ao mês anterior, cresceu 23,8%, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Na Caricanecas, franquia com custo inicial abaixo dos R$ 10 mil, foram mais de 100 novos franqueados ao longo da quarentena

O relatório anual do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IQB) e o Sebrae, divulgado em 2020, mostrou que o empreendedorismo está mais presente na vida do brasileiro do que nunca. Entre os desejos mais latentes da população está ter a casa e carro próprio, viajar mais e ter o próprio negócio. Com a pandemia, o quarto item da lista ficou mais em evidência, já que muita gente que perdeu o emprego, optou por investir em um negócio. Foi o caso da franqueada da Caricanecas, maior empresa especializada em Caricaturas digitais do mundo, Giovanna Baldi, de 39 anos. A empresária que atuava como Coordenadora Comercial teve seu contrato reincidido durante a pandemia e encontrou na microfranquia de caricaturas em canecas uma oportunidade de empreender. “Percebi na Caricanecas uma oportunidade de apresentar inovação aos clientes, oferecendo arte em forma de desenho, com produtos de altíssima qualidade e que trazem alegria. Além dela ser uma franquia que me deu mais segurança pela qualidade dos serviços e processos e que me ofereceu um custo acessível”, conta Giovanna.

O investimento em microfranquia teve uma alta nos últimos meses, justamente pelo formato enxuto e custo acessível. De acordo com a ABF, no mês de julho, o número de negócios neste formato teve um crescimento superior a 20%, comparado ao mês de junho do mesmo ano. “É um momento cheio de dúvidas, então um negócio que não requer um investimento alto te dá mais segurança. É uma forma de você não começar do zero, ter todo um suporte, sem ter que dispor de um dinheiro que muito vezes você não tem no momento”

:: FRANQUIA NO UNIVERSO E-COMMERCE

De acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4,5 milhões de brasileiros complementam sua renda sem sair de casa. Trabalhar home office é cada vez mais comum, inclusive no mercado de franquias. Esse foi outro ponto que colaborou para o crescimento da Caricanecas em meio à crise. Com um negócio que oferece modelo home-based, eliminando custo de estabelecimento, baixo investimento e vendas online, a empresa vendeu mais 100 unidades no período de quarentena. Para Giovanna, a união de todos esses fatores foi decisiva para a aquisição de uma unidade da marca. “Todos os pontos oferecidos pela marca foram bastante atraentes, mas a venda totalmente online me chamou bastante atenção. Além de estarmos em um período em que as pessoas estão optando por comprar sem sair de casa, o e-commerce é cada dia mais presente na vida do brasileiro. Ele traz maior praticidade na aquisição de bens e serviços e é uma ferramenta que veio pra ficar”, comenta. Desde o início da pandemia, a Caricanecas aumentou suas vendas em 140%. Para a franqueada da marca, esse saldo positivo está ligado a diversos fatores, como forma diferenciada de atrair e se posicionar com os clientes, fazer da sua página online uma vitrine, ter criatividade e inovação constante, entre outros.

Segundo Giovanna, outra dica para ter sucesso na escolha de investimento, além da performance da marca escolhida, é optar por algo que tenha afinidade. “A dica que eu dou a quem quer empreender e não sabe por onde começar é encontrar algo que você tenha vontade de fazer, que você se identifique e nunca desista, por mais que as coisas sejam difíceis. Persistência, humildade e gratidão são as grandes chaves do sucesso”, afirma. Há pouco tempo a frente do negócio, Giovanna se mostra muito satisfeita com os resultados e acredita que isso tenha a ver, também, com o sucesso da marca no mercado. “É uma marca já consolidada, que oferece um produto diferenciado, o sucesso é certo”.

Atualmente a Caricanecas possui 600 franqueados em todo o Brasil. Indo na contramão do comércio, a rede de franquias deve fechar o ano com um saldo positivo: um faturamento de R$ 10 milhões, 126% a mais que em 2019.

Sobre a Caricanecas
Maior empresa especializada em Caricaturas digitais do mundo. Surgiu em 2016, após um reposicionamento da marca Cartooneria- Ninjas da Caricatura. O fundador, Wdson Sandenys, mais conhecido como Dinho, durante mais de 10 anos, vendeu milhares de caricaturas em canecas e outros brindes para dezenas de segmentos de mercado. Foram testadas muitas coisas que deram muito certo e outras que não deram tão certo assim. Hoje tem a maior agência especializada em brindes com caricaturas do planeta, que vende mensalmente mais de 10mil caricaturas para várias empresas e pessoas físicas. Possui vários desenhistas a sua disposição e construiu um nome sólido no mercado.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn