Sorriso brasileiro abre fronteiras

Maior rede de clínicas de ortodontia do Brasil, a OrthoDontic deu seus primeiros passos em 2002 e, desde então, vem conseguindo a proeza de levar qualidade no tratamento bucal a um grande número de brasileiros, tornando-se pioneira em franquias do segmento. Atualmente já contabiliza 220 unidades abertas em 18 estados, atingindo nada menos que 4 milhões de clientes.

O sucesso conferiu à marca o Selo de Excelência em Franchising ABF pelo nono ano consecutivo e os preparativos para um processo de internacionalização já estão na mesa do sócio fundador e Diretor de Expansão, Fernando Massi. “Nosso plano de internacionalização será iniciado pela América Latina, abrangendo Argentina, Paraguai e Uruguai. Já estamos em fase de estudo de mercado e de adaptação do modelo de negócio para as regiões. A previsão é que, em 2022, iniciemos efetivamente as atividades fora do país através de contratos de Master Franquia”, revela.

Até o início da operação internacional, no entanto, a rede deve focar nos emergentes mercados nacionais. Segundo Massi, ainda há muito potencial de crescimento em território nacional. “Hoje, constatamos que o nosso serviço é bem aceito em todas as regiões do Brasil, fazendo com que o modelo de negócios se desenvolva bem independentemente da localidade, resultado de um suporte ativo embarcado com muita tecnologia. Apenas no Nordeste, há capacidade para 245 novas clínicas e 407 no modelo “conversão de consultório”. Mesmo no Sudeste, região na qual estamos bem representados, ainda há capacidade para quase 700 unidades considerando os dois modelos”, define.

Para os próximos anos, a OrthoDontic projeta um crescimento nacional em três etapas fundamentais. Na primeira delas, a meta será atingir a incrível marca de 800 clínicas novas e, posteriormente, 3 mil unidades – considerando novas operações e conversões de consultório. No último estágio, o alvo será alcançar cerca de 40% dos dentistas brasileiros com algum tipo de serviço ou suporte – seja com softwares, equipamentos ou consultoria. Para esse projeto aguarda-se a consolidação no país da tecnologia 5G, que poderá acontecer até o próximo ano.

Enquanto os planos futuros não chegam, a rede comemora uma sólida posição no mercado nacional e prevê um faturamento de R$ 265 milhões para este ano. Para isso já reservou investimentos de, pelo menos, R$ 12 milhões em projetos destinados a melhorar uma performance notável em tempos de economia retraída. Nem os recentes números desalentadores, que mostram um crescimento da economia abaixo do previsto, barraram os planos de investimentos da empresa. Até o final do período devem ser inauguradas 40 novas unidades, o que representa um crescimento de nada menos que 127% em relação ao ano anterior.

A aposta na expansão da rede vem impulsionada pelos números positivos que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar vem registrando entre as franquias brasileiras, que já apresenta um crescimento de 9,7% em relação ao ano anterior. Para alcançar os resultados planejados a OrthoDontic definiu o incremento dos processos tecnológicos como prioridade. Para isso, deverá investir R$ 12 milhões em projetos totalmente novos, que visam incrementar procedimentos de atendimento, telefonia e gestão de dados, dentro das inúmeras possibilidades da Inteligência Artificial. De acordo com Fernando Massi, a tecnologia opera em duas grandes frentes que possuem uma forte relação de interdependência: a eficiência das operações e a experiência do cliente. “Nosso trabalho com inteligência artificial vem evoluindo de acordo com a realidade das clínicas e possibilitando a automatização de processos que vão da gestão de indicadores da franquia ao controle do CRM. Hoje, o nosso sistema reconhece, através do histórico do cliente, os dias do mês e horários em que ele prefere ser atendido para fazer sugestões de agendamento, registra a chegada do paciente através de totens de autoatendimento e permite ao dentista controlar a agenda por meio de um tablet acoplado às cadeiras. O sistema financeiro também é automatizado, enviando avisos de vencimento e linhas digitáveis dos boletos via SMS, mais uma facilidade para o paciente”, exemplifica Ana Lúcia Massi, Diretora Financeira.

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