Startup cresce na crise ao ajudar empresas a otimizar rotinas fiscais

Pandemia e home office impulsionaram o investimento em tecnologia nos departamentos tributário e fiscal
Em um dos sistemas tributários mais burocráticos do mundo, a Dootax, que nasceu com o objetivo de simplificar as rotinas fiscais das empresas através da tecnologia, oferecendo soluções de robotização para a área fiscal, cresceu 100% em 2020.

A necessidade da transformação digital das empresas em tempos de pandemia, para mais agilidade na liberação de produtos de e-commerce, marketplaces e importação de mercadorias que caíram no canal de licenciamento, além de eliminar tarefas manuais e repetitivas nos departamentos fiscais, preservando os colaboradores para tarefas estratégicas, promoveu o crescimento da startup, que atende 200 grupos econômicos, como a varejista Magazine Luiza.

“Nossa solução realiza a automação das rotinas fiscais das empresas, como por exemplo, a emissão e o pagamento de guias tributárias. Com a pandemia e o home office, as empresas precisaram deixar seus colaboradores mais focados em tarefas que agregam valor, o trabalho manual e repetitivo já pode ser realizado por robôs em uma jornada 24/7, sem erros e sem riscos.” diz Thiago Souza, head de marketing e co-fundador da Dootax.

Além disso, a solução da Dootax economiza até 42% no tempo de importação de mercadorias que caíram no canal de licenciamento e ainda ajuda com trâmites do ICMS na fronteira. Em tempos de pandemia, vem se destacando como um importante peça para empresas que importam produtos, como aparelhos médicos. Há uma grande demora na compensação de pagamentos por parte do governo – uma média de 48 horas, ainda gastam-se mais 90 horas para finalizar todo o trâmite burocrático, porque, regra geral, ele é totalmente manual. O uso de RPA na automação fiscal agiliza esses processos por minutos.

“Estamos focados na simplificação das tarefas manuais, burocráticas e repetitivas, trazendo mais eficiência e economia para todas as empresas brasileiras”, ressalta Souza.

Atualmente além do pagamento de tributos a startup também oferece uma gestão de certidões – que monitora o CNPJ das empresas, informando caso algum débito apareça, como uma dívida estadual e a recém-lançada Caixa Postal Fiscal, que monitora os DTes onde a empresa tem inscrição, informando para o usuário de modo centralizado as notificações e comunicações que o governo faz de forma oficial para a empresa.
Sobre a Dootax – A Dootax simplifica as rotinas fiscais das empresas. Fundada em São Bernardo do Campo (SP) em dezembro de 2018, a startup criou uma plataforma de RPA fiscal que revolucionou a maneira de lidar com as obrigações tributárias no Brasil. As soluções abrangem a emissão e pagamento de tributos , consulta agilizada de CND e a organização e notificação automatizada de DT-e . O software garante agilidade, segurança e o compliance fiscal que as empresas tanto buscam. http://www.dootax.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn