Startup curitibana cria soluções para diminuir a produção de lixo em eventos

Beegreen Sustentabilidade Urbana nasceu com a missão de inspirar pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis e, por isso, vem evoluindo cada vez mais oferecendo produtos e serviços inovadores quando o assunto é sustentabilidade. A empresa, pioneira na produção de canudos no Brasil, criou dois novos serviços: o “Sistema Retorno”, voltado para a eliminação de catering descartável em eventos e o “Sistema Caução”, de copos reutilizáveis.

O “Sistema Retorno” funciona da seguinte maneira: a Beegreen faz uma análise prévia de tudo que será utilizado no evento – pratos, cumbucas, talheres, utensílios gerais e reutilizáveis; os expositores e fornecedores recebem os kits que serão usados durante o evento e, após o uso, o público entrega os utensílios em pontos específicos para a devolução. Os mesmos são coletados e entregues a uma central de lavagem com sistema de logística e higienização especial, retornando devidamente higienizados para que possam ser reutilizados.  “Criamos esse sistema com o objetivo de incentivar esses eventos a gerar menos lixo. É um sistema que atrela sustentabilidade e logística de utensílios, parecido com uma praça de alimentação de um shopping”, explica Patricya Soares Bezerra, sócia da empresa.

Já o “Sistema Caução”, é voltado ao público dos eventos. A empresa disponibiliza copos reutilizáveis que devem ser retirados mediante a entrega de um valor em dinheiro. Aí a pessoa tem duas opções: levar para casa e continuar evitando descartáveis, ou devolver o copo e reembolsar integralmente seu dinheiro. É importante lembrar que a qualquer momento no evento pode-se trocar um copo sujo por limpo. Este sistema é bem difundido em países europeus e tem se tornado frequente no Brasil. “Nosso objetivo é conscientizar e, aos poucos, criar novos hábitos, mostrando que podemos sim, produzir um evento sem deixar de pensar no planeta”, complementa a empresária.

Beegreen no Festival Curitiba Santè Week

Quem aderiu a ideia foi o Festival Curitiba Santè Week – que busca unir gastronomia, nutrição, saúde e sustentabilidade -, e acontece neste domingo, 30 de junho, em Curitiba. O evento é uma ótima oportunidade para saber um pouco mais sobre consumo consciente e saúde sem prejudicar o meio ambiente.

Além da parceria, a Beegreen terá ainda uma lojinha, com várias opções de produtos sustentáveis, como ecobags diferenciadas, kits lixo zero, guardanapos de pano, canudos de inox e porta canudos. O objetivo da empresa é difundir essa ideia entre expositores e visitantes, para tornar os lugares mais sustentáveis. “Acreditamos que eventos podem e devem dialogar com a sustentabilidade. Nosso objetivo é conscientizar cada vez mais sobre a importância de uma consciência ambiental”, finaliza a empresária.

Durante todo o dia aconteceram várias ações voltadas a sustentabilidade como aula de compostagem, arte com resíduos, fachada de plantas, entre outros. Os Talk Shows, serão conduzidos por chefs de cozinha, nutricionistas, biólogos e produtores orgânicos que vão falar sobre como estão sendo influenciados por um consumo mais consciente e saudável. Outro destaque é a influenciadora Cris Muniz, criadora do site “Uma vida sem lixo”, que busca mostrar que é possível viver sem produzir lixo. Para mais informações sobre a programação e o evento você pode acessar https://curitibasante.com.br/.

Facebook
Twitter
LinkedIn