Startup fundada por brasileiros é campeã no maior evento de investimentos do mundo!

A OriginalMy, startup brasileira com sede na Estônia que atua na área de governança e segurança digital, se consagrou como campeã mundial no mais importante evento de investimentos do mundo,  realizado pelo Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Ela foi escolhida como uma das melhores empresas no Annual Investment Meeting (AIM), realizado entre os dias 20 e 22 de outubro. Foram cinco empresas premiadas, uma em cada categoria, sendo elas: Crescimento; Impacto Social; Melhor Uso de Inovação; Impacto Climático e Ambiental; e Privacidade, Proteção de Dados e Compliance. Representando a Estônia, a OriginalMy foi premiada junto com empresas da Rússia, Portugal, México e Malásia, recebendo um prêmio de US$ 10 mil dado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos.

Fundada no Brasil em 2015, a OriginalMy migrou suas atividades para a Europa por causa da insegurança jurídica no cenário brasileiro para sua área de atuação. Assim, em 2018 a OriginalMy foi aprovada pelo Startup Estonia, um programa de fomento à inovação e a startups organizado pelo governo da Estônia. Ainda nesse mês de outubro, foi nomeada como melhor e mais inovadora solução digital da Estônia pelo WSA. Em 2019, a empresa integrou o Top 10 Best Startups no Latitude59, o mais importante evento de startups na região báltica, que aconteceu na capital da Estônia, Tallinn, nos dias 16 e 17 de maio. E entre os nórdicos figurou no relatório startups to watch no evento Tech BBQ na Dinamarca. No mesmo ano, a OriginalMy foi reconhecida pela União Europeia como uma Aplicação de Blockchain Confiável e tornou-se membro da INATBA – a Associação Internacional de Aplicações Confiáveis de Blockchain (em inglês, International Association of Trusted Blockchain Applications). Com sede em Bruxelas, a INATBA reúne desenvolvedores e usuários de Tecnologias de Registro Distribuído (Distributed Ledger Technologies ou DLTs), reguladores e formuladores de políticas, criando um fórum para a discussão de como avançar a adoção do Blockchain em setores diversos onde a OriginalMy tem presença ativa auxiliando na preparação e revisão dos documentos que irão guiar a regulação Europeia. 

“Esse prêmio é um reconhecimento pelo trabalho que estamos fazendo na OriginalMy. Poder representar a Estônia em um evento global, no maior evento de investidores do mundo, é no mínimo histórico. É muito emblemático ver uma startup que se muda de país, foi bem-recebida pelo governo da Estônia e contou com todo o suporte do governo local, conquistar esse prêmio num evento dessa magnitude. Estamos muito felizes por todo o time, e agora queremos levar para o mundo inteiro toda essa inovação que estamos trazendo para a Estônia e o Brasil”, disse o CEO da empresa, Edilson Osório. 

A startup ainda continua com a sua maior atuação aqui no Brasil e, mesmo com sede na Estônia, traz soluções que combatem fraudes e promovem um maior acesso à justiça no Brasil. A OriginalMy é responsável pela solução PACWeb que vem sendo citada em decisões judiciais como meio de preservação de prova econômico, seguro e que não invade a privacidade. Já foram mais de 1500 downloads do plugin da PACWeb e quase 9 mil evidências preservadas pela ferramenta para uso nos tribunais. Atualmente, em parceria com os advogados Diogo Rais e Samara Castro, lançaram a PAC Eleitoral, um pacote de soluções para o combate à desinformação no período eleitoral. Além dessas soluções, todas as outras da startup estão contribuindo para que as empresas estejam em compliance com a nova Lei Geral de Proteção de Dados.

O segmento da saúde também vem sendo beneficiado com as soluções, em especial a  Open Prescription, uma solução gratuita e de código aberto, criada pela empresa durante a pandemia em 2020 para facilitar com maior segurança e economia, a emissão de receitas médicas. Mais de 1500 prescrições já foram emitidas via plataforma e a solução garante o envio da receita médica, assinada digitalmente pelo médico e com carimbo de tempo, mantendo a privacidade do sigilo médico-paciente para que ele possa enviar para a farmácia de sua preferência e comprar o medicamento prescrito. A ferramenta foi apresentada no The Global Hack, hackathon global realizado nos dias 10 e 11 de abril, com o objetivo de compartilhar e desenvolver rapidamente soluções para o enfrentamento da atual crise provocada pela Covid-19, e ficou no Top 10 das soluções apresentadas no evento.

Sobre a OriginalMy 

A OriginalMy é uma Startup pioneira e inovadora, focada em governança digital e na autenticação de informações. Sua missão é provar a autenticidade usando tecnologia de última geração como a criptografia e a tecnologia blockchain. 

A OriginalMy já foi premiada e reconhecida internacionalmente nos últimos anos. Por causa do impacto social que tem causado, foi reconhecida pela ONU, pela União Europeia e pelo Google. 

Também foi citada em diversos trabalhos acadêmicos pelo mundo e convidada pelo governo da Estônia para apresentar suas soluções para governança digital.

Facebook
Twitter
LinkedIn