Startup leva a educação do futuro para as escolas

Programa idealizado pela StarHire365 leva as competências e habilidades fundamentais do século XXI para a grade curricular do ensino fundamental

Estamos diante de uma nova geração, crescendo completamente imersa à tecnologia – com tamanha facilidade para manusear os mais diversos e modernos recursos. Quando estimulada no ambiente educacional, seu aprendizado traz inúmeros benefícios para seu crescimento e, acima de tudo, desenvolvimento de habilidades altamente valorizadas no mercado. Visando incentivar ainda mais este ensino, a StarHire 365, plataforma de capacitação voltada para a área tecnológica, acaba de criar um programa de inovação e tecnologia para crianças e adolescentes.

Desenvolvido 100% dentro das diretrizes recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a UNESCO, a proposta do programa é preparar crianças e adolescentes para o futuro do trabalho, por meio de uma matriz focada em estimular as habilidades e competências fundamentais do século XXI.

Em um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em 2020, dentre as habilidades mais desejadas para os próximos anos, se destacam: pensamento analítico e inovação; aprendizagem ativa; resolução de problemas; pensamento crítico; criatividade e liderança. “Grande parte destas habilidades podem ser aprimoradas por meio do ensino computacional, fazendo com que, futuramente, se destaquem como cidadãos digitais”, afirma Vanderlei Abrantes, cofundador da StarHire365.

Suprindo essa demanda latente, o programa contempla um leque de competências lógicas e criativas para as escolas. Todos os professores responsáveis por lecionar o curso serão treinados pela StarHire365 e terão acompanhamento durante todo o programa. “Daremos todo o apoio acadêmico necessário para preparar estes profissionais, assim como acompanhar os resultados do programa por meio de reuniões periódicas com o corpo docente”, explica.

Os conteúdos variam de acordo com o ano escolar dos alunos. No primeiro ano do ensino fundamental, é feita uma introdução no raciocínio lógico. Depois, vão sendo inseridas outras linguagens e tecnologias até chegar à programação, no nono ano. “Nossa intenção primordial não é formar programadores, mas sim preparar esses estudantes para as linguagens da tecnologia e das habilidades que eles precisarão ter quando chegarem ao mercado de trabalho”, pontua Abrantes.

Na falta de um professor adequado para ministrar os conteúdos, a startup também auxiliará a instituição na procura de um profissional qualificado. Uma vez capacitados, os professores ministrarão uma hora semanal para cada turma, pelo valor médio de R$ 30,00 por cada aluno. Os benefícios do programa são imensos, contribuindo para a alfabetização digital dos jovens, estímulo à criatividade, raciocínio lógico, colaboração e resolução de problemas. Todos, fundamentais para o futuro profissional de cada criança e adolescente.

Todo o conteúdo foi elaborado com base em projetos completos para assegurar a máxima qualidade de ensino, concedendo uma certificação ao seu final. Em um mercado necessitado de profissionais de tecnologia, as expectativas são altas, com a meta de atender 50 escolas até o fim de 2023. “Queremos preparar os jovens para o futuro do trabalho. A tecnologia e inovação fazem parte da grande maioria das profissões – necessidade que exige um conhecimento de todos os profissionais para ingressar no mercado, independente da área escolhida”, finaliza o cofundador.

Fundada em Dublin, na Irlanda, a StarHire 365 é uma Edtech que capacita crianças, jovens e adultos para atuar em um mundo digital e globalizado. A empresa ainda faz parte de um dos maiores grupos educacionais da Irlanda – SEDA (Skills Enterprise Development Academy).

Facebook
Twitter
LinkedIn