Startup leva tecnologia ao campo e garante renda aos pequenos produtores orgânicos

Fundada em 2014 pelo empreendedor Tomás Abrahão, a Raízs é a primeira plataforma online a conectar o consumidor interessado em alimentos orgânicos ao pequeno produtor de todo o Brasil. Apostando nesse modelo, a startup vem crescendo e a sua rede de agricultores também, não somente em mão de obra,  mas em geração de renda: somente em 2019 foram cerca de 3,5 milhões de reais em receita para os profissionais atuantes na plataforma.

São mais de 800 profissionais, todos certificados e auditados pelos maiores selos da área, além de parcerias com cooperativas desde o Sul do País até a Amazônia. Entre as acreditações exigidas pela Raízs está o Produto Orgânico Brasil, de reconhecimento internacional, emitido pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), que garante que toda a cadeia de produção foi fiscalizada e obedece às normas e práticas da produção orgânico.

Todos os produtos são disponibilizados no site da startup para vendas individuais ou em cestas personalizadas que chegam à casa do consumidor semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. São itens como verduras, legumes, frutas, ovos, arroz, queijo, manteiga, temperos e até produtos não perecíveis, que vão acompanhados com uma breve história da família que cultivou o alimento.

Com uma variedade de produtos muitas vezes maior do que a de grandes supermercados tradicionais, a Raízs oferece preços até 25% mais baratos e é a única empresa de orgânicos que realiza entregas todos os dias da semana, exceto aos domingos. Sua área de atuação vai desde a capital paulista, passando por Alphaville e região do ABC.

A plataforma ainda por meio de tecnologia oferece recursos, como de incluir preferências e restrições do cliente em pedidos, deixando a cesta totalmente personalizada. Além disso, também a utiliza para minimizar o desperdício ao operar com o serviço on-demand, modelo em que só são retirados os alimentos da terra que o cliente irá consumir – reduzindo a possibilidade e os alimentos serem descartados sem antes serem consumidos.

“Queremos valorizar esse agricultor oferecendo todo o suporte que ele precisa até chegar à mesa do consumidor – desde o acompanhamento técnico do plantio e colheita até a comercialização dos seus itens por um preço justo. Colhidos diariamente, a colheita só é feita a partir da confirmação da compra do cliente, isso garante a saída do item, frescor, qualidade, além de evitar desperdício do produto”, explica Tomás Abrahão.

A iniciativa conta também com um Fundo do Pequeno Produtor, para a qual destina parte de seu faturamento. Além disso, o consumidor é convidado a realizar doações de até R$ 30 para o fundo, inteiramente gerido pelos agricultores.

“Com o fundo, a ideia é gerar um sentimento coletivo, de empoderamento, e a inserção nas tomadas de decisão do que farão com dinheiro. Afinal, são os próprios agricultores que decidem o que fazer com todo o valor arrecadado”, completa Abrahão.

Recentemente, a startup recebeu a certificação de empresa em que o lucro anda junto com a responsabilidade social, concedida pelo Sistema B. O movimento global criado nos Estados Unidos busca criar um ecossistema de empresas que tem como missão redefinir o conceito de sucesso, unindo o lucro a benefícios socioambientais.

Sobre a Raizs

Fundada em agosto de 2014, a Raízs nasceu com o propósito de conectar o pequeno agricultor de produtos orgânicos ao consumidor final, criando assim um laço entre a cidade e o campo.  Entre os serviços estão as cestas por assinatura disponíveis no site, tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos.  A startup recebeu aportes importantes em prêmios como Red Bull Amaphiko, Choice UP Artemisia, ONU Accelerate 2030 e Creators Awards.

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