Startup Summit 2021: confira destaques do primeiro dia do evento

Evento híbrido organizado pelo Sebrae a Acate recebe presencialmente cerca de 1,2 mil pessoas em Florianópolis. 

 

A 4ª edição do Startup Summit, considerado o maior encontro do ecossistema de inovação da América Latina, começou nesta quinta-feira (14) com a retomada de evento presencial com mais mil participantes no local do evento, no Centrosul, em Florianópolis. O evento promovido pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) traz, além de 60 palestras, a etapa final do Startup Invest Summit. O projeto do Sebrae em parceria com a Bossa Nova Investimentos que vai destinar até R$ 15 milhões para até 50 startups brasileiras investirem em seus negócios.

“Independente do nível de maturidade nós temos programas para os empreendedores que estão ainda no plano das ideia e para aqueles que têm as suas startups e estão querendo acelerar”, disse o presidente do Sebrae SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

O presidente da Acate, Iomani Engelmann, destacou a representatividade da Acate e do ecossistema de inovação em Santa Catarina formado por mais de 12 mil empresas, 6% do PIB estadual e que tem a geração de 60 mil empregos. “No momento em que o Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados, onde estão as pessoas que querem trabalhar aqui já que só em Santa Catarina temos mais de 5 mais vagas abertas”, apontou.

Entre as principais atrações do Startup Summit 2021, André Siqueira, cofundador do RD Station, abriu as palestras de conteúdo do evento falando sobre os erros mais comuns na área de marketing e vendas na sua apresentação “Máquina de Aquisição de Clientes”, título do livro que o empreendedor lançou em agosto deste ano depois da venda da sua empresa para Totvs por R$ 2 bilhões. 

Entre os pontos considerados importantes que as startups devem evitar, segundo Siqueira, são o de começar no mercado sem uma base sólida, antes de ter certeza que o produto é bom ou sem o objetivo de ter clientes satisfeitos. “Isso é voo de galinha. Fica muito mais difícil consertar depois de começar a fazer marketing e vendas. É importante olhar primeiro quanto as pessoas gostam e usam o seu produto e não nas vendas”, avalia. 

Outro ponto chave para o sucesso para o empreendedor é ter desde o começo um posicionamento claro no mercado e saber por que os clientes escolheram suas soluções. “É preciso ter um posição única e ser o primeiro a fazer. Criei uma categoria para você, se ela não existe”, diz. 

Siqueira também pontou que a empresa precisa conhecer a fundo seus clientes, pois eles são ponto fundamental para o uso posterior de qualquer metodologia de marketing ou vendas. “O que move seu cliente, qual é o sonho dele? Quando eu entendo essas coisas, tenho uma vantagem competitiva imensa”, afirma. 

CONEXÃO ENTRE STARTUPS E GRANDES EMPRESAS

Para entender como as corporações e startups estão inovando no mercado, o evento juntou no final da manhã desta quinta-feira (14) no mesmo painel as três pontas de um processo do ecossistema de inovação na área de fintechs. No debate sobre essa relação participaram Murilo Domingos, da Darwin Startups, aceleradora criada em Santa Catarina e que tem foco neste mercado entre suas verticais, Felipe Santiago, um dos fundadores da CashWay, startup catarinense focada na criação de novos bancos digitais, e Juliana Innecco, head de inovação do Torq Labs na Sinqia, uma das 100 maiores empresas de tecnologia do mundo para o mercado financeiro segundo o IDC FinTech Rankings. 

A CashWay foi uma das empresas selecionadas no batch#8, primeira rodada de aceleração de 2020 do Darwin. Dentro deste novo processo, que aconteceu durante crise causada pela pandemia de Covid-19, a empresa firmou parceria com a Sinqia que investiu na empresa e resultou em novos clientes para a corporação com sua solução de Pix. 

“Não existe um processo padrão do lado da startup, mas de escutar mais e conversar muito mesmo, fazer muita reunião, meses conversando sem encampar um projeto. Até que falamos de uma dor e fazer com que tudo isso esteja alinhando antes construir o projeto”, avalia Santiago. Para Juliana, o processo de imersão na aceleradora foi importante para encontrar a sinergia com a CashWay. 

“É se inserir no ecossistema, fazer parte do programa. Hoje, até o LinkedIn é um ponto de se aproximar. Também é importante enxergar o potencial de tração daquela startup e ter uma visão de futuro para explorar ainda mais essa relação”, indica a gestora do Torq Labs na Sinqia como uma dica para as demais empresas que tenham interesse em novas parcerias com a sua corporação. 

 

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