Startup surge como alternativa ao home office

COWORKING ZONA NORTE

OOND inova ao facilitar a reserva e pagamento de espaços de trabalho, e traz novas possibilidades ao home office

Idealizado pelos brasileiros Diogo Cortês Luz e Raphael Moryta, amplamente experientes no segmento de coworking, o OOND chega ao mercado com a missão de equilibrar a vida entre o home e o office. A plataforma reúne espaços de diversas regiões do Brasil, possibilitando aos usuários uma nova experiência de trabalho remoto, independente da sua localização. O OOND garante ambientes produtivos e preparados para cada tipo de demanda e ainda traz benefícios para empresas e seus colaboradores.

Vantagens para os espaços de trabalho

O OOND funciona de maneira similar ao Airbnb, famoso aplicativo destinado à locação de hospedagens. No caso da plataforma, porém, as acomodações são espaços de trabalho. No OOND os anfitriões, que pode ser qualquer escritório convencional com infraestrutura adequada, anunciam os seus espaços apresentando características, como local, capacidade e preço. Com o anúncio publicado, o espaço pode ser localizado por toda a base de usuários, que conseguem reserva-lo instantaneamente pela plataforma.

Além da visibilidade, o OOND garante segurança e organização aos espaços de trabalho. Isso porque, o pagamento é realizado diretamente no aplicativo, conforme apresentação de documento dos usuários. Além disso, a plataforma auxilia no gerenciamento dos espaços, de acordo com a sua capacidade. Já em relação às vendas, o OOND garante uma remuneração mais justa aos anfitriões, cobrando pela intermediação de 8 a 24% do valor total negociado, conforme o canal de venda.

Vantagens para os usuários

O distanciamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19 em 2020 mudou para sempre o modelo de trabalho. Se antes a adesão do home office era um projeto de grandes empresas, em poucas semanas ele virou a realidade para milhões de profissionais. De acordo com a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de trabalho remoto no ano passado.

Embora o modelo de home office seja eficaz contra a contaminação do vírus, estudos apontam que o isolamento social, quando realizado de maneira contínua, pode colaborar com o surgimento de patologias ligadas à saúde mental, o que interfere diretamente na produtividade dos profissionais. O que nos leva a crer que o modelo híbrido de trabalho, isto é, aquele realizado em mais de um espaço, será o formato adotado no futuro.

A ideia do OOND, portanto, é possibilitar que os profissionais possam, de maneira simples, mudar a rotina. Isso de forma instantânea, segura e conforme a sua necessidade, seja em relação à infraestrutura ou localização. Assim, o aplicativo se apresenta como um facilitador para quem deseja trabalhar fora de casa. Entre os benefícios que a plataforma garante aos usuários, estão espaços com mobiliário ergonômico, com internet de alta velocidade e salas reservadas e/ou espaços compartilhados.

Vantagens para as empresas

O OOND também é uma possibilidade vantajosa para as empresas. Isso porque, a plataforma possibilita que as companhias encontrem salas de reuniões, espaços para trabalhos em grupo ou ainda a instalação da sua próxima sede. O que é algo bastante benéfico para o momento futuro, quando tudo indica que o retorno presencial será feito de maneira gradual.

De acordo com o Diogo Cortês, fundador da plataforma, para as empresas o OOND se mostra como um grande aliado em temas como crescimento sustentável, gerenciamento de recursos e ainda redução de custos. “Com o OOND o escritório deixa de ser um custo fixo e torna-se um custo variável. Ou seja, é uma forma de substituir CAPEX por OPEX”, declarou.

Na plataforma, a contratação de espaços é realizada de maneira temporária, de acordo com a necessidade atual da empresa. Em casos de crescimento no quadro de funcionários, por exemplo, o OOND possibilita um sistema onde os gestores podem organizar um rodízio entre os colaboradores que devem utilizar os espaços de trabalho disponíveis.

Ainda segundo Cortês, o momento é de reflexão quando o tema envolve a retomada dos escritórios. “Por que ter um escritório se a utilização no futuro será reduzida? Será que a economia compartilhada, tão funcional para carros e até casas, também não terá adesão no segmento corporativo?”, questiona.

Lançamento com ação responsável

Por desenhar a startup no meio da pandemia, os fundadores do OOND pensaram em demais soluções que pudessem colaborar com o difícil cenário econômico causado pela crise sanitária. É o caso do projeto Infra para quem precisa que tem o objetivo de ajudar os profissionais que estão concorrendo a alguma vaga de trabalho, mas não possuem um espaço adequado em casa para a realização das entrevistas online.

“O infra para quem precisa possibilita que as pessoas consigam realizar uma entrevista online em um ambiente calmo, tranquilo e com a infraestrutura necessária para um bom desempenho durante um processo seletivo”, afirmou Cortês. Na prática, ao ser convidado para uma entrevista online, os candidatos devem preencher um formulário no site do OOND. Feito isso, a equipe da plataforma retornará com a reserva do espaço de trabalho disponível mais próximo do candidato.

A locação não tem nenhum custo durante as fases do processo seletivo e só deverá ser paga caso o candidato conquiste a vaga. “Essa é uma forma que encontramos para ajudar de alguma maneira a reduzir a taxa de desemprego que alcançou a marca de 14,7% dos brasileiros neste ano”, continua.

Para além dos candidatos, a campanha tem o objetivo de auxiliar também as empresas e espaços de trabalho. Para as companhias, a ideia é possibilitar o encontro do melhor candidato, sem que a infraestrutura interfira no processo. Já para os espaços de trabalho, o projeto auxilia na movimentação do local, assim como a proximidade entre o profissional e o espaço que lhe ajudou, que pode render negócios futuros.

Para o futuro, a plataforma que até o momento só funciona no formato web prevê o lançamento do seu aplicativo e ainda mira no faturamento de 800 mil reais. Valor que se alcançado ajudará e muito os espaços de trabalho cadastrados no OOND, que receberão o repasse de 90% desse valor. Até o final de 2021, a startup prevê a marca de 10.000 usuários e 100 espaços cadastrados na plataforma.

Sobre o OOND

O OOND é uma startup que oferece soluções para o modelo de trabalho híbrido. Fundada fevereiro de 2021, a plataforma nasce como uma alternativa para equilibrar a vida entre o home e o office. Para os espaços, o OOND é um canal de vendas, que otimiza a ocupação de escritórios, resultando em maior rentabilidade. Já para os usuários, a startup oferece flexibilidade através de uma gama de espaços de trabalho. Com reserva rápida e pagamento seguro. O OOND está disponível nas versões Android e iOS e web/desktop.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn