Startups inovam em meio à pandemia

Já pensou em falar sobre as PMEs e startups que pivotaram seus modelos de negócio para lidar com a crise do coronavírus?

É fato que a pandemia do novo coronavírus tem impactando a saúde de muitos negócios, principalmente aquelas que não possuem grandes recursos financeiros para se manter, como as pequenas e médias empresas e as startups. Segundo o estudo Impactos do COVID-19 nos Pequenos Negócios, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 89% dos empresários consultados já identificaram queda importante no seu faturamento mensal.

Por essa razão, muitos empreendedores estão alterando seus modelos de negócio a fim de adaptar seus serviços ou produtos para agregar valor à população sem perder a essência da empresa. Abaixo listamos alguns exemplos de startups que pivotaram e desenvolveram soluções para esse período de crise:

Noknox: Vizinho do Bem e O Adiantado
A startup que tem a missão de conectar pessoas aos seus locais de residência e trabalho criou duas plataformas externas com o intuito de ajudar a minimizar reflexos da pandemia. A primeira, VizinhdBem, liga pessoas que precisam de ajuda, por estarem nos grupos de risco, a pessoas da redondeza que queiram e possam ajudar de alguma forma. Já a segunda, chamada de Adiantadé uma plataforma que permite que os consumidores adquiram vouchers de produtos e serviços que já conhecem.

Aya Tech: GY Antisséptico
A empresa acelerada pelo InovAtiva Brasil e que participou de dois ciclos do programa de internacionalização do Governo Federal, StartOut Brasil, é uma startup que desenvolve e fabrica produtos que cuidam da saúde e bem-estar de seus consumidores. Ela oferece soluções apropriadas para as mais diversas demandas do mercado industrial, seja ele têxtil, saúde, construção, hospitalidade ou do agronegócio, como Protetor contra Insetos, Bactericida e Fungicida, Impermeabilizante e Tecidos Inteligentes. Vendo a necessidade das pessoas se protegerem do coronavírus, a AyTeclançou o GY, um antisséptico sem álcool para as mãos que auxilia na contenção do Covid-19. O produto tem 99,9% de eficácia contra as fungos, bactérias, vírus e demais micro-organismos, dentre eles: coronavírus, H1N1, HIV, Herpes, Citolomegavírus, Influenza A, Hepatite B, Pólio e Adenovírus. Ao borrifar na mão, o produto tem duração de seis horas.

Prova Fácil: Prova Fácil na Web
Operando há mais de sete anos no mercado de educação, a startup que se internalizou com o StartOut Brasil ciclo Boston já vinha se preparando para o cenário de mudança completa das avaliações para o online. Diante do impacto do coronavírus na população mundial, decidiu digitalizar e disponibilizar gratuitamente sua soluçãpara todas as Instituições de Ensino que hoje operam com mais de 3 mil alunos e encaram o desafio de dar escala às suas avaliações. Comprometidos em participar da construção de uma sociedade melhor, tornou gratuito também seu produto para professores, que possibilita a eles a aplicação de exercícios online a distância para seus alunos, com marcação de tempo e envio via whatsapp.

Schoolastic: Reconheça-me
Destaque da categoria Educação do programa InovAtiva Brasil 2018.1, a Schoolastic é a primeira plataforma de Inteligência Artificial do mercado que identifica e monitora padrões de habilidades e competências de estudantes, desde a primeira infância, até o final de seu ciclo de desenvolvimento acadêmico. Neste momento de suspensão de aulas, a startup se mobilizou para impactar os estudantes por meio de suas famílias. Assim, criou em tempo recorde uma plataforma adicional, batizada de Reconheçame, Por ela, os pais mergulham no universo das preferências cerebrais de seus filhos e compreendem como os padrões comportamentais impactam nas competências socioemocionais deles, podendo assim identificar as matérias que precisam de mais atenção. Esse serviço está sendo oferecido de forma gratuita.

Facebook
Twitter
LinkedIn