Startups investem em capacitação profissional para além de funcionários

O modo como os colaboradores de uma organização se sentem tem relação direta com seus resultados. Um ambiente composto por equipes desmotivadas, trabalhando mecanicamente e por obrigação, representa queda de produtividade para a instituição e impactos emocionais para os profissionais, que, com o tempo, podem vir a abandonar a empresa e deixar de explorar seus próprios potenciais.

Considerando que o desempenho de uma empresa não se mede unicamente por produção e entrega, mas também pelo mindset e pela capacidade crítica e criativa dos colaboradores, investir em capacitação profissional é um dos principais caminhos para assegurar a qualidade das equipes, engajar times – e consequentemente reduzir índices de turnover – e dar um passo além para alcançar o sucesso.

Empresas como Olist, Omie e BRQ Digital Solutions investem ações internas e externas para impulsionar seus funcionários e parceiros, forma de investir no setor para que todos cresçam juntos.

Olist

O Olist, startup que oferece soluções para a venda em marketplaces oferece aos olisters – como são chamados os colaboradores – plena liberdade para trabalhar, sugerir e executar ideias, construindo laços de confiança e ampliando oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal e profissional.

Uma das iniciativas criadas para capacitar e aproximar funcionários da instituição é a Universidade Olist, um programa interno de estudos que acontece duas vezes por ano. A cada edição, são promovidos mais de 20 cursos em diferentes áreas, como marketing digital, oratória, programação e e-commerce, ministrados pela equipe e por convidados externos.

Com a Universidade Olist, os olisters podem participar de cursos que não estão relacionados às suas funções atuais para adquirirem conhecimento pensando em uma possível mudança de carreira.

Omie

Omie, a plataforma de gestão em nuvem número um para PMEs, detentora da maior rede de franquias de tecnologia do Brasil, entende que, para assegurar o sucesso de sua atuação, a capacitação também deve ser oferecida aos seus parceiros e clientes. Dessa forma, investe na Universidade Corporativa, que capacita os mais de 100 franqueados de sua rede para garantir que eles conheçam as soluções, valores e cultura da empresa e sejam capazes de disseminá-los Brasil afora.

Além de capacitar franqueados, a Universidade também desenvolve colaboradores da Omie, com trilhas de aprendizagem que transmitem a história da empresa, conceitos importantes para garantir o sucesso das franquias, métricas de gestão e responsabilidade civil, entre outros temas.

Em 2019, também criou a Omie.Academy, seu braço educacional que tem como objetivo oferecer educação e conhecimento com foco em resultados práticos para contadores e empreendedores por meio de cursos de vendas, marketing digital e finanças, entre vários outros temas. O sucesso do modelo foi tão grande que a plataforma de educação superou expectativas: em pouco mais de um ano, cresceu mais de 10 vezes e atingiu a marca de 1500 alunos, superando a meta estipulada para o período em 50%.

Além de ser mais uma frente de atuação para diminuir o gap de eficiência da PME brasileira, a plataforma capacita contadores de forma a tornar seu papel mais estratégico do que operacional, tendo em vista a transformação digital que automatizou diversos processos contábeis. A iniciativa é mais uma estratégia da Omie para capacitar todas as pontas do ecossistema de negócios.

BRQ Digital Solutions

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar pelo prêmio Glassdor, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de tecnologia do país, promovendo a digitalização de bancos, seguradoras, companhias de telecomunicação e outras instituições líderes em seus setores.

Com mais de 2 mil funcionários, espalhados em seis unidades, sendo cinco no Brasil e uma em Nova York, a empresa investe fortemente na capacitação de seus colaboradores. O time de tecnologia conta um Programa de Incentivo e Certificação, onde a empresa reembolsa os profissionais que buscam certificação externa e o programa Entrypoint, de formação para estagiários e trainees que recebem um treinamento técnico antes de iniciar nos projetos.

Além disso, a BRQ criou um programa chamado BRQ Capacita, que oferece treinamento de softskills para o time de backoffice e o Programa Evolua, direcionado ao desenvolvimento de liderança, com workshops e formação na metodologia Lean. A empresa investe em meetups semanais com temas que vão desde tecnologia, à comunicação pessoal e planejamento financeiro. E, sede o espaço para os colaboradores ministrarem cursos e palestras, que podem ser abertas ao público externo.

Dog’s Care

Nascida a partir da experiência dos sócios como consumidores, a Dog’s Care é a primeira empresa no cenário mundial a desenvolver fraldas para cães. Sempre focada no bem-estar de donos e pets, a marca tem em seu portfólio uma variedade de produtos para cuidados com cães e acaba de lançar uma linha para gatos.

Focada em se tornar 100% digital, a marca desenvolveu o Dog’s Care Conecta, serviço que oferece uma série de vídeos de treinamento, focados em tirar as dúvidas com relação aos diferenciais de cada linha de produto e manter o time atualizado.

A solução surgiu após o crescimento do time, onde os treinamentos coletivos atrasavam o processo de vendas, já que funcionários de todo o país entravam e saiam de seus cargos recorrentemente.

De acordo com a cofundadora, Ana Carolina Vaz, o objetivo do canal é trazer informação de forma rápida e acessível, sem precisar de deslocamento. “O digital quebra fronteiras e só aproxima”, afirma a empreendedora. Com vídeos capitulados, o processo de capacitação se torna mais simples aos vendedores.

Convenia

Criada com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de recursos humanos, de maneira acessível e prática, a Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para automatização do departamento pessoal.

Com cerca de 70 funcionários, a startup investe fortemente em ações internas, sejam de capacitação ou de integração. Entres elas estão o Convenia Talk, com mini palestras dadas pelos funcionários ou convidados; Convenia 360, em que semanalmente todas as equipes reúnem e trazer um panorama completo da empresa e o Convenia Academy, que oferece cursos online sem custo com assuntos sobre RH, gestão e liderança.

No caso do Convenia Academy, os clientes (atualmente são 3 mil) também podem usufruir do serviço, com um desconto de 15% no curso que preferir.

 

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