Startups podem gerar soluções para grandes corporações

Os pequenos negócios, principalmente na área de tecnologia digital, podem ser a solução para grandes corporações. Cada vez mais, as startups estão sendo chamadas pelas grandes empresas que buscam novas ideias, segundo a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Ela foi uma das palestrantes na Conferência de Simulação e Tecnologia Militar (CSTM), que vem sendo realizada em Brasília, desde a segunda-feira (23), e que será encerrada nesta quinta-feira (26), no Centro Internacional de Convenções do Brasil(CICB).

“Hoje se trabalha muito com a perspectiva de que as startups podem atuar nas cadeias de valor de grandes empresas”, afirmou Heloisa, durante a palestra. “As plataformas lançam as ideias e há alguém que acredita nelas”, acrescentou a diretora, explicando que um dos motivos é o baixo custo dos investimentos, além da rapidez no desenvolvimento de soluções. Segundo ela, as startups nascem de pessoas com grande conhecimento na área técnica e científica e modelos de negócios inovadores, exponenciais e mais horizontais.

Durante a palestra, feita para militares e especialistas na área tecnológica, Heloisa apresentou um retrospecto dos avanços da economia digital, nos últimos anos, e observou a necessidade de os negócios se atualizarem no Brasil. “Antes fazíamos planejamento para 10 anos, mas hoje é de cinco ou dois anos. Tudo surge em uma velocidade impressionante, o mundo se tornou móvel e imprevisível”, ressaltou Heloisa.

O mesmo alerta sobre o avanço da tecnologia foi dado pela diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio. “Se não aproveitarmos essa oportunidade agora, será difícil enfrentar o desafio mais à frente”, observou a dirigente, que apresentou dados de uma pesquisa feita em 2017 pela instituição, na qual comprova que ainda é baixo a adesão das indústrias à tecnologia digital.

“É importante que as duas entidades (Sebrae e CNI) estejam antenadas”, afirmou o general Aderico Mattioli, coordenador do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA). Ele foi um dos organizadores do “Café da Inovação”, que reuniu, além das duas diretoras, oficiais das Forças Armadas e profissionais dos setores tecnológico e militar.

Por fim, a diretora Heloisa Menezes falou do processo de transformação digital que o Sebrae está passando e que visa atender mais micro e pequenas empresas de forma mais ágil. “Também estamos fomentando a inovação nos pequenos negócios”, disse a diretora, que assinalou a necessidade de parcerias entre outras instituições, como universidades e entre as próprias corporações.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn