Tecnologia de data analytics fica mais amigável para “explicar” a big data

Pesquisa da consultoria americana NewVantage Partner aponta que a big data e a inteligência artificial aplicadas nos negócios ainda são um desafio para as companhias americanas. Com participação majoritária de empresas do setor financeiro, 77% dos entrevistados disseram que “a tecnologia não é o problema, mas as pessoas e, em menor grau, os processos”.

Para que os dados possam ser corretamente interpretados e transformados em informações estratégicas, as análises requerem ferramentas modernas. Ao mesmo tempo, não podem ficar restritas ao acesso apenas de cientistas de dados experientes e nem demandar um grande esforço manual das equipes. Mas esse ainda é o cenário de muitas empresas, em que executivos C-Level têm dificuldades em executar as análises e acompanhar a velocidade dos dados gerados. Enquanto isso, informações decisivas são postergadas.

Sob essa perspectiva, a tecnologia de data analytics tende a ficar cada vez mais democrática, amigável e “self-service”, mesmo com o alto volume de dados internos e externos. É o que já fazem os softwares da TIBCO, líder em global em integração, gerenciamento de APIs e analytics.

Análise de dados em streaming em tempo real 

O streaming analytics do software TIBCO Spotfire 10.6, além de analisar os dados históricos, é capaz também de acessar dados em tempo real. Através da combinação entre esses dois tipos de dados, os tomadores de decisão podem, caso necessário, mudar rapidamente o curso das estratégias, seguindo as mudanças de padrões e comportamentos visualizados e interpretados.

“Por meio de tecnologias inteligentes, que incluem processamentos de eventos aliados aos dispositivos de IoT, como TIBCO Spotfire, é possível capturar, agregar e analisar dados históricos e em tempo real de qualquer variedade, volume e velocidade. Isso permite que as empresas obtenham consciência contextual e tomem medidas instantaneamente”, explica Márcio Arbex, Diretor de Pré-Vendas da TIBCO na América Latina.

Com o Spotfire 10.6, é possível obter informações sobre o fluxo de dados em escala – assim como o caminho mais rápido para tornar esses insights úteis. Por meio do Spotfire e da tecnologia de Data Science da TIBCO, as organizações podem lidar com a velocidade dos dados, introduzindo um modelo preditivo para relatar irregularidades e anomalias.

Ao capacitar os executivos com insights que vão além de painéis estáticos e ao transformar dados de streaming em oportunidades, as empresas têm a plataforma certa para criar aplicativos que melhoram a adoção do data analytics em suas culturas organizacionais. A acessibilidade de informações por meio de painéis intuitivos de streaming analytics pode capacitar as empresas a irem mais longe e mais rápido.

Sobre a TIBCO

A TIBCO alimenta negócios digitais, permitindo melhores decisões e ações mais rápidas e inteligentes por meio do TIBCO Connected Intelligence Cloud. De APIs a dispositivos pessoais e pessoas, interligamos tudo, captamos dados em tempo real, onde quer que estejam e aumentamos a inteligência do seu negócio por meio de insights analíticos. Milhares de clientes em todo o mundo confiam em nós para construir experiências interessantes, energizar operações e impulsionar a inovação.

Facebook
Twitter
LinkedIn