Tecnologia permite melhor experiência de compra

Empresas devem priorizar personalização e facilidade para atingir consumidores

Já há alguns anos, a tecnologia alterou a forma como o consumidor busca informações sobre produtos e os meios que ele utiliza para comprá-los. Com a pandemia da Covid-19, esse processo acelerou e, só em 2020, as vendas pela internet cresceram 27% no estado de São Paulo em comparação com 2019 segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) realizada em parceria com a Ebit|Nielsen. O estudo também indicou que as classes C e D foram as mais atraídas para o mercado online, universo que antes era dominado, em sua maior parte, pelas classes A e B.

Uma das vantagens do comércio eletrônico é oferecer uma experiência diferenciada aos clientes, utilizando soluções tecnológicas, como pagamento facilitado, plataforma com vitrine infinita, chatbots, inteligência artificial e investimento em UX Design. Mais de três quartos dos grandes varejistas em todo o mundo já possuem sistemas de IA em funcionamento ou planejam instalá-los, de acordo com o grupo de pesquisa Gartner.

Na Flores Online, primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país, a experiência do cliente, aliada à tecnologia, sempre foi um diferencial. “Nascemos no meio digital e evoluímos acompanhando a movimentação do mercado, antecipando tendências e ouvindo as necessidades de nossos clientes. Isso nos permite, por exemplo, investir no modelo same day delivery muito antes da movimentação que estamos ouvindo ganhar força recentemente”, conta Lucas Buffo, CEO da empresa.

Para conseguir se diferenciar da concorrência e elevar a satisfação do cliente, a transformação digital é parte da nova estratégia corporativa. No caso do e-commerce, a usabilidade do site deve ser sempre checada já que ela é o principal ponto de contato do cliente com o produto. Por isso, o site da Flores Online é totalmente responsivo, o que permite uma boa experiência de navegação e compra independente do dispositivo de uso.

Outro ponto de destaque é a transparência durante toda a etapa: check out transparente, facilidade na hora de pagar e acompanhamento em tempo real pelo site, além do envio de e-mails informando os passos até o recebimento do produto. “Lidar com flores e presentes é lidar com sonhos, sentimentos e expectativas. Temos uma responsabilidade emocional com quem confia na gente, precisamos que tudo chegue conforme esperado e o cliente precisa se sentir seguro durante todo o processo”, comenta Buffo.

A tecnologia também apresenta vantagens ao permitir que pequenos empreendedores se unam para ganharem visibilidade e prosperarem no meio digital. A Flores Online, por exemplo, realiza entregas em todo Brasil e, para isso, conta com uma rede de mais de 2 mil floriculturas parceiras. No final de 2020, também lançou um marketplace com produtos artesanais e/ou que tenham fit com a cultura e proposta da empresa. “Já existe um consenso de que a compra online é um hábito adquirido, nesse sentido, nosso marketplace contará com uma maior diversidade de produtos, sempre prezando pelo movimento do resgate do simples, e claro, utilizando a tecnologia ao nosso favor”, conclui o CEO.

Sobre a Flores Online – Fundada em 1998, a Flores Online é o primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país, que visa incentivar a comercialização de produtos artesanais, em qualquer momento e para qualquer tipo de relação. A empresa, criada pela Família Casarini, recebeu investimentos da X8 Investimentos e, atualmente, conta com novo comando. Em julho de 2017, Luiz Torres e Lucas Buffo assumiram a operação da companhia, que passou a integrar o Grupo Flora, ao lado de Isabela Flores e Uniflores. Lucas é o atual CEO da Isabela Flores e Luiz Torres assumiu o aplicativo Gingo.
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